Executivo

Hmib vai passar por obras para resolver problemas de infiltração

Paco Britto anunciou que, nos próximos 30 dias, o Hospital Materno Infantil de Brasília receberá obra para solucionar problemas de infiltração no teto da estrutura. Anúncio foi feito durante a entrega de leitos de UTI neonatal à unidade

Samara Schwingel
postado em 07/01/2021 06:00
 (crédito: Vinícius de Melo / Agência Brasília)
(crédito: Vinícius de Melo / Agência Brasília)

O Hospital Materno Infantil de Brasília (Hmib) receberá uma reforma para corrigir uma infiltração no telhado de forma definitiva. O anúncio foi realizado por meio do governador do Distrito Federal em exercício, Paco Britto (Avante), e pelo Secretário de Saúde do DF, Osnei Okumoto, ontem, durante a cerimônia de entrega de cinco leitos de unidade de terapia intensiva neonatal (Utin) e 100 cadeiras para acompanhantes no hospital da Asa Sul.

Segundo Britto, os leitos entregues estavam bloqueados, desde dezembro, devido a uma infiltração no telhado na ala em que estavam instalados. O local contava com oito leitos. Após o ocorrido, como medida de segurança, os de número 1, 2, 3, 4 e 5 foram interditados. Os de numeração 6, 7 e 8, que não corriam risco, estavam ocupados e foram remanejados. Os pacientes não precisaram interromper o tratamento. Com a impermeabilização do telhado, todos os leitos foram liberados e as crianças remanejadas voltaram para a ala em que estavam.

Na segunda-feira, uma comitiva do Governo do Distrito Federal (GDF) esteve na unidade para avaliar a situação e a necessidade de realizar uma reforma para reduzir os danos. Segundo Paco Britto, o problema era estrutural. Na última reforma, as telhas instaladas foram instaladas incorretamente, o que ocasionou a infiltração.

“Estivemos, aqui, com a Novacap (Companhia Urbanizadora da Nova Capital) e o secretário Osnei na segunda-feira e prometemos, em 24h, voltar (com os leitos). Voltou em 48h, porque teve de fazer a desinfecção dos locais, e nós estávamos esperando também as cadeiras, que foram entregues, porque esse é um hospital de referência na pediatria”, afirmou o governador em exercício.

Paco garantiu que vai solucionar os problemas de infiltração no Hmib. “Ainda precisa (fazer uma nova reforma). Em 30 dias, queremos iniciar uma reforma definitiva, e não só paliativa, feita para não ter vazamento por conta das chuvas”, ressaltou.

Diretor-administrativo da Novacap, Elzo Bertoldo explicou que, apesar de a obra ser apenas reparadora de danos, ela se sustentará até o final do processo licitatório. “Enquanto não sai a licitação, a Novacap dá todo o apoio logístico necessário que a Secretaria de Saúde precisar. A obra que foi feita garante a espera da licitação e de todo o processo. Não haverá problemas”, prometeu Elzo.

Caso antigo

Secretário de Saúde, Osnei Okumoto afirmou que o problema é antigo e as novas modificações visam prevenir futuros transtornos. “É um problema na estrutura do prédio que vem desde a sua construção. Com o passar dos anos, foram feitas várias reformas, e essas reformas precisaram ser refeitas. Queremos fazer uma definitiva, para que a gente não tenha a necessidade de fazer paliativas, como esta”, justificou.

Nos próximos 30 dias, a Secretaria de Saúde deve lançar uma licitação para corrigir a infiltração no telhado de forma permanete. Espera-se que sejam feitos a sobreposição das telhas, o conserto dos vazamentos, a realocação dos pontos de fixação de para-raios, entre outros. “Os laudos, que foram emitidos em dezembro, serviram para que fizéssemos uma tomada de preços junto às empresas”, acrescentou o secretário.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação