Eixo capital

Alexandre de Paula
postado em 06/01/2021 20:29
 (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press)
(crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press)

À espera da comissão

A discussão sobre o início da vacinação contra a covid-19 no Brasil tomou o noticiário e dominou o debate nos últimos dias. No Distrito Federal, a Câmara Legislativa decidiu criar uma comissão para acompanhar o início da campanha em âmbito local e tentar pedir celeridade no processo. Entretanto, a ideia, aprovada no início de dezembro, ainda não saiu do papel. Falta a publicação da comissão, com os membros que vão compor o grupo. Com o agravamento da crise nacional, a oposição deve começar a pressionar.


Celebração

A mãe do ex-governador Rodrigo Rollemberg (PSB), Teresa Rollemberg, completou 90 anos ontem. Pernambucana e pioneira, ela constituiu família grande em Brasília e é figura muito querida na capital. O ex-governador publicou uma homenagem para a mãe nas redes sociais: “Que 2021 seja o ano da vacina, dos abraços, dos beijos, dos encontros. Que filhos, netos, bisnetos e amigos possam desfrutar da sua companhia maravilhosa. E que Deus permita que venham tataranetos. E vamos firmes rumo aos 100”.

 

Alerta

Pesquisa da Codeplan mostra que o Plano Piloto voltou a liderar o ranking das regiões administrativas em que há mais avanço da covid-19. No início da pandemia, as localidades com maior poder aquisitivo puxaram a evolução da doença, que se alastrou pelas áreas periféricas. As viagens e festas de fim de ano sem os cuidados necessários devem se refletir nos dados das próximas semanas.

 

Influenciadoras?

Assim como uma juíza de Minas Gerais, a deputada federal Bia Kicis (PSL-DF) protagoniza um vídeo em que dá dicas para que a população possa andar sem usar máscaras e sem ser incomodadas. Há um decreto que torna obrigatório o uso de máscaras e prevê multa para quem descumprir. Enquanto isso, o Brasil se aproxima das 200 mil mortes e o DF ultrapassa 4 mil vítimas da doença.

 

Comunicação urgente

Parte da população e alguns governantes não entenderam o perigo do momento atual, com a transmissão da covid-19 aumentando, o surgimento de variantes mais transmissíveis e a falta de um plano concreto de vacinação no Brasil. No Twitter, o pesquisador e biólogo Átila Iamarino, um dos principais divulgadores científicos do país durante a pandemia, apelou para uma explicação quase infantil para tentar mostrar a gravidade da situação. “Tentando o que dá, gente. Estamos quase sem leito de UTI e prestes a enfrentar variantes mais transmissíveis que vão agravar o problema ainda mais. Se tiver que fazer sinal de fumaça, aprendo aqui”, disse.

 

Para homenagear Brasília

O Sindicato dos Escritores do Distrito Federal (Sindescritores), em parceria com o Instituto Fazer o Bem (Ifob), lançou um concurso literário para homenagear a capital federal. A iniciativa tem como tema Brasília: aqui vive a esperança e selecionará 60 textos que comporão uma coletânea. Os quatro primeiros colocados receberão prêmios a partir de R$ 2,5 mil. As inscrições podem ser feitas até 20 de fevereiro. O edital está disponível no site da entidade (www.sindescritores.com).


Só papos


“Eu tive a melhor vacina, foi o vírus. Sem efeito colateral”

Jair Bolsonaro (sem partido), presidente da República

 

“É uma irresponsabilidade total a postura do presidente nessa pandemia. Vacina não é questão ideológica, é prioridade da humanidade! Inacreditável e inaceitável o governo brasileiro não ter um planejamento sério, responsável e uma postura ágil nisso.”

José Antônio Reguffe (Podemos-DF), senador

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação