PANDEMIA

Saúde altera portaria sobre centro de operações de emergências contra a covid-19

Equipe, antes ligada à Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep), passa a ficar sob responsabilidade da Secretaria Adjunta de Assistência à Saúde. Entre novos integrantes do grupo estão representantes do Hospital Universitário de Brasília (HUB) e das unidades regionais

Correio Braziliense
postado em 06/01/2021 21:19 / atualizado em 07/01/2021 20:31
 (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press)
(crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press)

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal alterou a portaria que trata da criação do Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública (COECovid-19), para enfrentamento da pandemia do novo coronavírus. A alteração saiu em edição do Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) dessa quarta-feira (6/1).

O texto estabelece que, agora, o centro ficará sob responsabilidade da Secretaria Adjunta de Assistência à Saúde. Antes, o grupo era coordenado pela Subsecretaria de Vigilância à Saúde (SVS), por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep).

Passam a fazer parte do COECovid-19, como suplentes, diretores do Hospital Regional da Asa Norte (Hran), do Hospital Regional do Guará (HRGu) e do Hospital Regional de Ceilândia (HRC). Entre os novos integrantes do grupo estão, também, superintendentes do Hospital Universitário de Brasília (HUB), do Hospital de Base e do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM). A equipe também contará com representantes dos setores de higiene e medicina do trabalho, além de segurança e saúde no trabalho dessas unidades de atendimento.

A nova portaria mantém a data de seis meses para continuação das atividades do COECovid-19. No entanto, há possibilidade de prorrogação por períodos consecutivos, após análise da situação epidemiológica da covid-19 no Sistema Único de Saúde do Distrito Federal (SUS-DF).

As atribuições do centro continuam como no texto anterior. A equipe deverá analisar os padrões de ocorrência, distribuição e confirmação dos casos suspeitos da covid-19 no DF; elaborar fluxos e protocolos de vigilância, assistência e laboratoriais para o enfrentamento da doença no âmbito do SUS, em alinhamento com as diretrizes definidas nacionalmente; capacitar servidores, do SUS e de unidades particulares, para o enfrentamento da crise sanitária; bem como subsidiar a tomada de decisões dos gestores da Saúde com informações técnicas.

Pelo novo texto, fica mantida a atuação conjunta do COECovid-19 com outras instituições, como Corpo de Bombeiros, Secretaria de Educação, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Defesa Civil e rede hospitalar privada, além do Ministério da Saúde, do Conselho de Saúde e de sociedades de especializadas do Distrito Federal. Entidades representativas da população também poderão integrar a equipe.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação