Enterros

Em um ano, enterros sobem 24% no Distrito Federal

Mortes em decorrência da covid-19 representam 23,18% dos sepultamentos em cemitérios da capital em 2020

Jéssica Moura
postado em 10/01/2021 14:47
 (crédito: Ana Rayssa/CB/D.A. Press)
(crédito: Ana Rayssa/CB/D.A. Press)

Com a emergência da pandemia do novo coronavírus, a demanda sobre os cemitérios aumentou em 2020. Segundo informações da empresa Campo da Esperança, que administra os seis cemitérios na capital, a quantidade de sepultamentos aumentou 24,1% na comparação com o ano anterior. Ao todo, foram 2,7 mil enterros a mais.

Os funerais de vítimas da covid-19 somaram 3.322 na capital, o que representa 23,18% dos enterros. Os sepultados que morreram por outras causas foram 11.009, menos do que em todo o ano passado, quando 11.545 pessoas foram veladas no DF.

A quantidade de enterros no DF tinha sofrido uma queda entre os meses de setembro e outubro, período que também coincide com o arrefecimento da pandemia na região, quando pico de contágios declinou na capital. No entanto, assim como a taxa de transmissão do vírus R(t), que estima a evolução da pandemia, chegou a atingir níveis superiores a 1 em novembro, e as taxas de ocupação de leitos para tratamento desses pacientes em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) voltaram a recrudescer, isso se refletiu nos cemitérios.

Em setembro, 401 pessoas mortas em decorrência da infecção pelo coronavírus foram enterradas. Já em outubro, esse número caiu quase pela metade: foram 241. Em novembro, foram 143 sepultamentos de pacientes contaminados pela covid-19, e, em dezembro, esse total chegou a 149.

Até este domingo, o DF acumulava 258.153 casos da doença e 4.351 óbitos. Nas últimas 24h, foram registrados 798 novas infecções e 6 mortes a mais foram computadas. A ocupação de leitos públicos de UTI chegou a 65,82% segundo dados do painel Covid, atualizado pela secretaria de Saúde.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação