Central Judicial do Idoso pede suspensão de prova de vida no DF durante pandemia

Membros da Defensoria Pública, Ministério Público e Tribunal de Justiça oficializaram documento questionando Instituto de Previdência dos Servidores do Distrito Federal (IPREV-DF) sobre exigência

Correio Braziliense
postado em 12/01/2021 23:33
 (crédito: Divulgação/Agência Brasília)
(crédito: Divulgação/Agência Brasília)

A Central Judicial do Idoso (CJI) solicitou ao Instituto de Previdência dos Servidores do Distrito Federal (IPREV-DF) a suspensão da prova de vida para aposentados do DF, enquanto durar a pandemia. A Central é fruto de uma cooperação entre a Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF), o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) e o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT).

Para a CJI, a obrigatoriedade da realização de prova de vida anual mediante comparecimento presencial nas agências do Banco de Brasília (BRB) expõe a população idosa durante o período de agravamento da pandemia no país, “comprovado pelos altos índices de ocupação da rede hospitalar por pacientes infectados pela covid-19, bem como pelo aumento do número de mortes causadas pelo vírus”, como informa a Defensoria Pública.

A exigência estava suspensa desde 16 de março de 2020, por conta do avanço da pandemia, mas acabou retornando no último dia 4 de janeiro. A Central questionou o IPREV-DF sobre o uma modernização do processo de comprovação com soluções tecnológicas, como a criação de aplicativo para reconhecimento facial.

“A Central Judicial do Idoso também solicitou informações sobre as medidas já adotadas para que os segurados aposentados ou pensionistas realizem a comprovação de vida, como, por exemplo, definição de horários diferenciados nas agências do BRB, realização pelo caixa eletrônico do próprio banco, nomeação por parte do segurado de uma terceira pessoa mediante procuração, ou, até mesmo, chamadas de vídeos por meio de aplicativos”, finaliza a Defensoria.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação