Tempo

Quarta-feira começa com sol, mas chuva é esperada para a tarde

Estações registram volume acima da metade da média do volume esperado para o mês, de acordo com Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Sol e chuva são esperados para esta quarta

Jéssica Moura
postado em 13/01/2021 09:47 / atualizado em 13/01/2021 09:47
Termômetros podem chegar a marcar 30ºC nesta quarta -  (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)
Termômetros podem chegar a marcar 30ºC nesta quarta - (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)

Depois das chuvas que caíram nessa terça-feira (12/1) no Distrito Federal, a quarta-feira (13/1) amanheceu com o sol entre nuvens e uma brisa mais fria que ajuda a refrescar os brasilienses do calor do verão. Como é típico da estação, as temperaturas estão em elevação: mesmo na madrugada, a mínima, registrada na região de Águas Emendadas, foi de 18ºC. À tarde, os termômetros podem chegar a marcar 30ºC.

As altas temperaturas, somadas à umidade também em elevação, favorecem a formação de nuvens de chuva. "A nebulosidade se intensifica, e as pancadas podem vir acompanhadas de trovoada e rajadas de vento entre o fim da tarde e começo da noite", explica o meteorologista Heráclio Alves. Mesmo pela manhã, na estação do Gama, já choveu.

Aliás, essa é a região do DF onde foram registrados os maiores volumes de chuva até agora: foram 122mm acumulados, o que corresponde a 58% do esperado para janeiro. Outra localidade em que o volume de chuvas já ultrapassou a metade para o mês foi o Plano Piloto, com 113mm, o que corresponde a 55% dos 209,4 mm de média. Como a tendência de chuvas prossegue ao longo desta semana, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) manteve a capital sob o alerta laranja para chuvas intensas nesta quarta.



Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação