Serviço

Gestão do transporte do Entorno caberá ao governo do DF

Governo distrital vai regular a fiscalizar os ônibus interestaduais

Correio Braziliense
postado em 13/01/2021 10:00 / atualizado em 13/01/2021 10:01
O acordo tem vigência de 15 anos e altera aspectos do transporte no Entorno -  (crédito: Rovena Rosa/Agência Brasil)
O acordo tem vigência de 15 anos e altera aspectos do transporte no Entorno - (crédito: Rovena Rosa/Agência Brasil)

Com a publicação no Diário Oficial da União (DOU) do convênio entre a Agência Nacional de Transportes terrestres (ANTT) e o governo do Distrito Federal, ficou formalizado o acordo para que o GDF assuma a a gestão, regulação e fiscalização do serviço de transporte interestadual de passageiros entre o DF e o Entorno.

A medida já era discutida há quase quatro anos, e agora começar a avançar. O ato dá início ao processo de transição da responsabilidade pelo serviço de ônibus que atende a quase dois milhões de passageiros dos 33 municípios goianos e mineiros que integram a Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride).

A mudança ainda depende do estabelecimento das diretrizes da nova gestão, que serão fixadas por um grupo de trabalho formado entre a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob), a ANTT e os secretários de transporte das cidades do Entorno. Por isso, ainda não há prazo definido para concluir a transição.

O acordo, que tem vigência de 15 anos, altera aspectos do transporte coletivo e permite que as linhas do Entorno sejam integradas às que circulam na capital. Além disso, um consórcio será instituído para operar o sistema que interliga os estados, que contará com novas bacias a serem licitadas.

Quanto ao preço das passagens e concessão de benefícios de gratuidade, o DF ainda vai definir a política das tarifas que serão cobradas. Caberá ao Buriti elaborar estudos e fiscalizar a prestação do serviço pelas empresas. As mudanças ainda preveem que os ônibus do Entorno possam circular nas faixas exclusivas para o BRT.




Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação