PANDEMIA

Covid-19: Câmara Legislativa do DF instala Comissão Especial da Vacina

Reunião virtual nesta quarta (13/1) designou cargos e definiu primeiras atitudes do colegiado a respeito da vacina contra a covid-19

Ana Isabel Mansur
postado em 13/01/2021 21:21
 (crédito: Reprodução)
(crédito: Reprodução)

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) decidiu, nesta quarta-feira (13), como será formada e as primeiras ações da Comissão Especial da Vacina, que vai acompanhar o andamento do Plano de Vacinação do DF. O objetivo é acompanhar a execução de toda a estratégia de imunização do DF, desde a compra de insumos básicos (como agulhas e seringas) até a imunização massiva da população.

A reunião virtual determinou que o presidente da comissão será o deputado distrital Fábio Felix (PSol), autor da proposta de criação do colegiado especial. Rodrigo Delmasso (Republicanos) será o relator e Jorge Vianna (Podemos), o vice-presidente. Iolando Almeida (PSC) e João Cardoso (Avante) também farão parte do grupo.

Felix agendou a primeira reunião do grupo para a próxima segunda-feira (18/1) e sugeriu um encontro, também na próxima semana, da comissão com o corpo técnico da Secretaria de Saúde, a fim de ouvir o secretário de Saúde do DF, Osnei Okumoto, além de averiguações do estado da Farmácia Central e de uma unidade básica de saúde. Também nos próximos dias, a comissão deve definir o plano de trabalho e o prazo de vigência do colegiado.

A comissão vai acompanhar de perto e garantir a transparência do plano do Governo do Distrito Federal (GDF), dada a urgência em evitar mais mortes e reduzir os impactos econômicos da pandemia do novo coronavírus.

De acordo com os parlamentares, é necessário garantir que as pessoas sejam imunizadas, já que a previsão é de que o Ministério da Saúde envie apenas 400 mil doses da vacina, o que deixaria o DF distante da quantidade mínima de cidadãos vacinados prevista pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para que um local seja declarado fora da pandemia.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • vacina russa, Sputnik V
    vacina russa, Sputnik V Foto: NATALIA KOLESNIKOVA / AFP
  • Vacinação em MG vai ser facultativa e gratuita
    Vacinação em MG vai ser facultativa e gratuita Foto: agência Brasil
  • Reino Unido autoriza 3a vacina anticovid, a da Moderna
    Reino Unido autoriza 3a vacina anticovid, a da Moderna Foto: JOSEPH PREZIOSO / AFP
  • Vacina contra o vírus influenza é disponibilizada anualmente durante a campanha nacional
    Vacina contra o vírus influenza é disponibilizada anualmente durante a campanha nacional Foto: Geovana Albuquerque/Agência Saúde DF
  • Um trabalhador médico mostra uma seringa com a vacina Sinovac Biotech contra o coronavírus COVID-19 em um centro de saúde em Yantai, na província de Shandong, leste da China, em 5 de janeiro de 2021.
    Um trabalhador médico mostra uma seringa com a vacina Sinovac Biotech contra o coronavírus COVID-19 em um centro de saúde em Yantai, na província de Shandong, leste da China, em 5 de janeiro de 2021. Foto: STR / AFP
  • Pessoa sendo vacinada
    Pessoa sendo vacinada Foto: STRINGER / AFP
  • vacina sendo aplicada
    vacina sendo aplicada Foto: Alfredo ESTRELLA / AFP
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação