PANDEMIA

Covid-19: Câmara Legislativa do DF instala Comissão Especial da Vacina

Reunião virtual nesta quarta (13/1) designou cargos e definiu primeiras atitudes do colegiado a respeito da vacina contra a covid-19

Ana Isabel Mansur
postado em 13/01/2021 21:21
 (crédito: Reprodução)
(crédito: Reprodução)

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) decidiu, nesta quarta-feira (13), como será formada e as primeiras ações da Comissão Especial da Vacina, que vai acompanhar o andamento do Plano de Vacinação do DF. O objetivo é acompanhar a execução de toda a estratégia de imunização do DF, desde a compra de insumos básicos (como agulhas e seringas) até a imunização massiva da população.

A reunião virtual determinou que o presidente da comissão será o deputado distrital Fábio Felix (PSol), autor da proposta de criação do colegiado especial. Rodrigo Delmasso (Republicanos) será o relator e Jorge Vianna (Podemos), o vice-presidente. Iolando Almeida (PSC) e João Cardoso (Avante) também farão parte do grupo.

Felix agendou a primeira reunião do grupo para a próxima segunda-feira (18/1) e sugeriu um encontro, também na próxima semana, da comissão com o corpo técnico da Secretaria de Saúde, a fim de ouvir o secretário de Saúde do DF, Osnei Okumoto, além de averiguações do estado da Farmácia Central e de uma unidade básica de saúde. Também nos próximos dias, a comissão deve definir o plano de trabalho e o prazo de vigência do colegiado.

A comissão vai acompanhar de perto e garantir a transparência do plano do Governo do Distrito Federal (GDF), dada a urgência em evitar mais mortes e reduzir os impactos econômicos da pandemia do novo coronavírus.

De acordo com os parlamentares, é necessário garantir que as pessoas sejam imunizadas, já que a previsão é de que o Ministério da Saúde envie apenas 400 mil doses da vacina, o que deixaria o DF distante da quantidade mínima de cidadãos vacinados prevista pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para que um local seja declarado fora da pandemia.

  • vacina russa, Sputnik V
    vacina russa, Sputnik V Foto: NATALIA KOLESNIKOVA / AFP
  • Vacinação em MG vai ser facultativa e gratuita
    Vacinação em MG vai ser facultativa e gratuita Foto: agência Brasil
  • Reino Unido autoriza 3a vacina anticovid, a da Moderna
    Reino Unido autoriza 3a vacina anticovid, a da Moderna Foto: JOSEPH PREZIOSO / AFP
  • Vacina contra o vírus influenza é disponibilizada anualmente durante a campanha nacional
    Vacina contra o vírus influenza é disponibilizada anualmente durante a campanha nacional Foto: Geovana Albuquerque/Agência Saúde DF
  • Um trabalhador médico mostra uma seringa com a vacina Sinovac Biotech contra o coronavírus COVID-19 em um centro de saúde em Yantai, na província de Shandong, leste da China, em 5 de janeiro de 2021.
    Um trabalhador médico mostra uma seringa com a vacina Sinovac Biotech contra o coronavírus COVID-19 em um centro de saúde em Yantai, na província de Shandong, leste da China, em 5 de janeiro de 2021. Foto: STR / AFP
  • Pessoa sendo vacinada
    Pessoa sendo vacinada Foto: STRINGER / AFP
  • vacina sendo aplicada
    vacina sendo aplicada Foto: Alfredo ESTRELLA / AFP
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE