Capital S/A

Brasília é a manifestação inequívoca de fé na capacidade realizadora dos brasileiros, triunfo de espírito pioneiro Juscelino Kubitschek

Samanta Sallum
postado em 13/01/2021 21:35 / atualizado em 13/01/2021 21:42
 (crédito: Arquivo Pessoal)
(crédito: Arquivo Pessoal)

Pioneirismo empresarial

O grupo Brasal completou 57 anos. Fundado no Distrito Federal, a sua história se mistura com a da capital. É, hoje, um dos maiores do Centro-Oeste. Com sede em Brasília, também está presente em Goiás, Minas Gerais e Tocantins. Atua em cinco frentes empresariais, que somam pelo menos 3 mil empregos diretos. Fazem parte: Brasal Refrigerantes, Brasal Incorporações, Brasal Veículos, Brasal Combustíveis e Brasal Energia, essa última a mais recente, criada em 2017,
para geração de energia limpa e renovável.

Apesar da grande expansão ao longo do tempo, o grupo segue sendo uma grande empresa familiar, gerido pela família Osório Adriano. Não abriu o capital para acionistas. Osório Adriano Filho, aos 91 anos, continua presidindo o grupo e tem como braço forte o filho Osório Adriano Neto, que é o vice-presidente.


Grandes marcas

A Brasal tem importantes parceiros comerciais representando grandes marcas, como The Coca-Cola Company, cervejaria Heineken, Volkswagen, Shell e Petrobras.


Milhões de consumidores

São 21 mil clientes atendidos por duas fábricas, localizadas em Taguatinga (DF) e Luziânia (GO); e quatro Centros de Distribuição, nos municípios goianos de Catalão, Formosa, Simolândia e Unaí, em Minas Gerais. Ao todo, a distribuição chega a 5 milhões de pessoas.


Participação de peso

A Brasal Incorporações foca em empreendimentos residenciais no Distrito Federal, em Goiânia (GO) e Uberlândia (MG). A previsão para 2021 é o lançamento de R$ 1,084 bilhão em VGV (valor geral de vendas).

No mercado de concessionárias de veículos, está posicionada em 2º lugar de market share VW, com 29% de participação nas vendas. Na área de combustíveis, são cinco pontos de venda no DF com bandeiras Shell e Petrobras.


Franquia premiada

A Brasal Refrigerantes, que completou 30 anos, é uma das mais premiadas entre as franquias brasileiras. Responsável pela distribuição dos produtos da Leão Alimentos e Bebidas, Monster, Verde Campo e Ades. Atua também na produção e na distribuição da água mineral Crystal, marcando presença como iniciativa empresarial no estado de Goiás.


Preservar empregos

Osório Neto reafirma a continuidade de investimentos no DF e região.

“Sem dúvida, continuaremos contribuindo para o crescimento econômico de Brasília, e demais cidades de sua área de atuação, por meio da preservação de inúmeras vagas de trabalho, geração de impostos e oferta de produtos e serviços baseados em relações de confiança e excelência.”


Consultoria gratuita do Sebrae

Desenvolvimento de mídias sociais, implantação e readequação de delivery. Esses são alguns dos temas das consultorias do Sebrae DF em tempos de pandemia.

Até 31 de março, será oferecida capacitação gratuita a micro e pequenos empresários da capital federal, on-line ou presencial.

Finanças, vendas e marketing digital foram amplamente procurados pelos donos de pequenos negócios junto da instituição ao longo do ano passado.

 

Equilíbrio financeiro

Com a oferta dos serviços, o Sebrae espera ajudar os pequenos empresários a manter empreendimentos ativos e financeiramente equilibrados.

“No ano passado, foram realizadas mais de 140 mil horas de consultorias, sem nenhum custo”, destaca Valdir Oliveira, superintendente do Sebrae DF.

Para solicitar a consultoria, o interessado pode acessar a www.lojasebrae.df.sebrae.com.br.

 

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação