Relatório

Fiscalização de licitações gerou economia de R$ 304 milhões ao DF

O Tribunal de Contas do DF realizou, ainda, entre julho e setembro do ano passado, 40 sessões, nas quais foram proferidas 1.981 decisões, com uma média de 49 decisões por sessão

Correio Braziliense
postado em 13/01/2021 21:41
 (crédito: Arquivo)
(crédito: Arquivo)

A economia gerada com a fiscalização de licitações alcançou R$ 304,2 milhões no terceiro trimestre de 2020, 82% a mais em comparação com o período de abril a junho de 2019, apontou o Relatório de Atividades do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF).

De acordo com o documento, o número de responsáveis condenados a ressarcir os cofres públicos ou multados pelo TCDF entre julho e setembro de 2020 chegou a 79, e seis pessoas foram inabilitadas para o exercício de cargo em comissão ou função de confiança na Administração Pública Distrital. O relatório foi aprovado pelo Plenário na sessão realizada em 2 de dezembro do ano passado e é responsável por registrar as atividades de controle externo.

O TCDF realizou, ainda, entre julho e setembro do ano passado, 40 sessões, nas quais foram proferidas 1.981 decisões, com uma média de 49 decisões por sessão. Foram ainda emitidos 847 despachos singulares pelos relatores.

Atividades internas

Também nas atividades internas, o TCDF, no terceiro trimestre, concluiu o desenvolvimento de uma ferramenta de inteligência artificial, denominada Orbis, e implementou o Protocolo Digital de documentos.

Segundo o TCDF, os eventos de capacitação continuaram a ser realizados à distância, com cursos sobre elaboração de Projeto Básico e Termo de Referência; Auditoria e Perícia em Custos de Obras Públicas; e dois eventos voltados à troca de experiências com outros Tribunais de Contas sobre a fiscalização de Parcerias Público-Privadas.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação