Capital S/A

"Existe apenas um bem, o saber, e apenas um mal, a ignorância" - Sócrates, filósofo grego

» Samanta Sallum
postado em 17/01/2021 23:24
 (crédito: Ana Rayssa)
(crédito: Ana Rayssa)

CRO denuncia preços abusivos de luvas e máscaras

O Ministério Público Federal (MPF) abriu, em dezembro, inquérito para apuração de aumentos abusivos de preços de equipamentos de proteção individual (EPIs) praticados durante a pandemia da covid-19. A ação atendeu a um pedido do Conselho Federal de Odontologia (CFO), que representa milhares de clínicas, empresas e profissionais do setor.

No DF, a entidade representa mais de 2 mil clínicas, além de cerca de 13 mil profissionais da área.

Registros no Procon

O segmento encaminhou diversas reclamações, em todo o país, de alta nos preços, o que compromete e dificulta a compra de itens essenciais para o adequado exercício da profissão.

Contato com o GDF

O Conselho Regional de Odontologia (CRO-DF) também iniciou o ano recebendo, diariamente, denúncias de estabelecimentos que seguem praticando preços abusivos por luvas, máscaras e aventais descartáveis. E está em contato com o Procon e autoridades do GDF para resolver o problema.

Prejuízos

“Esse aumento nos custos de EPIs interfere profundamente no atendimento odontológico. Os equipamentos de proteção utilizados — que não são poucos — precisam ser trocados a cada paciente. O prejuízo recai sobre os profissionais de odontologia e sobre a população” alerta o presidente regional da entidade, Marco Antônio dos Santos (foto).

Riscos de contaminação

A odontologia está entre as profissões de saúde sujeitas ao contágio pela covid-19, uma vez que o vírus se propaga, principalmente, por meio de gotículas de saliva, além das características próprias do procedimento de trabalho e dos instrumentos manejados pelos profissionais da área, seja na rede pública ou particular.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE