Tempo

Inmet mantém alerta amarelo e prevê chuvas intensas no DF nesta segunda

A temperatura máxima deve alcançar em torno de 28ºC no Distrito Federal

Ana Maria da Silva
postado em 18/01/2021 09:33
 (crédito: Carlos Vieira/CB/D.A Press)
(crédito: Carlos Vieira/CB/D.A Press)

O Distrito Federal amanheceu, nesta segunda-feira (18/1), com muitas nuvens. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão é que a nebulosidade varie ao longo do dia e as condições para pancadas de chuva e trovoadas aumentem no fim da manhã e no início da tarde.

A menor temperatura registrada, de acordo com o Inmet, foi de 18ºC, na região de Águas Emendadas, em Planaltina. No Plano Piloto, a menor temperatura registrada foi de 19ºC. A temperatura máxima deve alcançar em torno de 28ºC.

A umidade relativa do ar chegou a 95% ao longo da manhã. Devido à previsão de chuva, a meteorologista Andrea Ramos estima que a menor umidade deve chegar a 50% no Distrito Federal. “Será mais um dia que persiste com chuvas ao longo do dia, pancadas, trovoadas isoladas e ventos de fraco a moderados. Mas a previsão é que as chuvas diminuam pela noite”, ressalta a especialista.


Alerta

O Inmet emitiu, às 13h44 no último domingo (17/1), um alerta amarelo sobre chuvas intensas em toda a capital que dura até as 12h desta segunda-feira (18/1). De acordo com o alerta, as chuvas devem chegar a 20 e 30 mm/h, ou até 50 mm/dia. Os ventos podem variar entre 40 a 60 km/h.

O órgão recomenda, em caso de rajadas de vento, não se abrigar debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Outras precauções são não segurar em objetos metálicos longos, como varas de pesca e tripés.

Assim como não empinar pipas ou aeromodelos com fio, a céu aberto. É importante evitar lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios, como pequenas construções não protegidas (celeiros, tendas ou barracos) e veículos sem capota, como tratores, motocicletas ou bicicleta

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação