Capital S/A

Samanta Sallum
postado em 18/01/2021 21:33
 (crédito: Ambev/Divulgação)
(crédito: Ambev/Divulgação)

Mandioca do cerrado em nova cerveja da Ambev

A Cervejaria Ambev adquiriu 161 toneladas de mandioca produzida no cerrado, pela agricultura familiar, para a produção de um novo rótulo: a cerveja Esmera. A previsão é de que, até 2022, esse número chegue a 3 mil toneladas.

A Ambev lançou, na Cervejaria Anápolis, o novo produto regional, inspirado na identidade de Goiás.

Quilombola Kalunga

A Esmera ajuda a impulsionar a economia de locais que preservam a história, a exemplo da comunidade quilombola Kalunga, em Cavalcante (GO), um dos locais onde é colhida a mandioca.


Agricultura familiar

“A Esmera traz para a Ambev um lucro que vai além do capital financeiro. Ela tem um papel social importante, ao desenvolver uma cadeia produtiva da região e movimentar significativamente a microeconomia das áreas de plantio”, pontua Ricardo Melo, vice-presidente de relações institucionais da Ambev.


Linha premium no DF

A Ambev aponta que as marcas Brahma e Skol são as cervejas líderes no Centro-Oeste. E, no DF, a linha premium, que conta com Budweiser, Corona, Stella e Becks, além da Brahma Duplo Malte, são destaques, apresentando um desempenho muito bom.


Nova geração assume e reinventa Doce Chalé

Há 18 anos, José Cláudio de Almeida deixou a Telebrasília e usou o dinheiro da rescisão para comprar a confeitaria Doce Chalé, que existia na 204 Norte. Ele e a esposa já produziam bolos e tortas em casa, para complementar a renda.

Em 2009, José Cláudio decidiu fechar a confeitaria, para se dedicar a outro negócio, no segmento imobiliário. Porém, o filho, Cleverson, de 20 anos, quis continuar a história do empreendimento e o reabriu em janeiro de 2010, na Feira Permanente da QNL.


Feira internacional

“Não tinha nenhum conhecimento administrativo e fui estudar. Comecei a cursar gestão comercial”, conta Cleverson — hoje, com 32 anos. Ele chegou a participar da Feira Internacional de Panificação, Confeitaria e Varejo Independente de Alimento (Fipan), em 2016, e do Programa ALI (Agentes Locais de Inovação), em 2019.
Contou, para isso, com o apoio do Sebrae no DF.


Expansão

A marca cresceu. Cleverson abriu uma pequena unidade na Rua 8 de Vicente Pires, e, em 2013, deixou o espaço ocupado na feira e foi para uma loja maior, na QNM 34 da M Norte, onde tem a fábrica.


Kits para festas

Criou um cardápio variado e saboroso, com mais de 30 opções de tortas, doces, salgados e sobremesas. O sucesso de vendas são os kits para festas, feitos em apenas 30 minutos.


Nas redes sociais

A empresa tem planos de abrir mais lojas em cidades do DF, como Águas Claras. Os atendimentos são feitos tanto presencialmente, na sede da empresa, quanto de forma virtual, pelas redes sociais (Instagram e Facebook), além de aplicativos de delivery. Conta, também, com uma plataforma própria: www.docechale.accon.app/menu.

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