Vacinação contra covid-19

Secretário de Saúde garante que DF tem capacidade de vacinar todos este ano

Osnei Okumoto afirmou que as etapas do Plano de Vacinação Distrital serão seguidas e,assim, toda a população será vacinada até o final do ano

Samara Schwingel
postado em 19/01/2021 13:22
A vacina contra covid-19  -  (crédito: Marcelo Ferreira/CB/DA Press )
A vacina contra covid-19 - (crédito: Marcelo Ferreira/CB/DA Press )

A vacinação contra a covid-19 teve início às 10h desta terça-feira (19/1) em 15 hospitais da rede pública do Distrito Federal. Porém, como o GDF recebeu 106,1 mil doses da vacina chinesa CoronaVac, apenas 51,1 mil pessoas serão vacinadas neste primeiro momento. Diante deste cenário, o secretário da Saúde, Osnei Okumoto, pediu calma à população e garantiu que, até o fim do ano, todos serão vacinados.

"Pedimos que as pessoas tenham paciência nesse período de vacinação. Nós temos as etapas necessárias para poder organizar a vacinação e todo mundo será vacinado no seu tempo correto", disse. Ele ainda afirmou que o Ministério da Saúde garantiu que o DF continuará recebendo as doses do imunizante. "Até o final do ano, em várias etapas, estaremos atendendo todas as pessoas do DF com tranquilidade, organização e segurança."

Em relação ao início da vacinação, o governador Ibaneis Rocha (MDB) comemorou o evento "histórico", mas pediu que as pessoas continuem seguindo as medidas de segurança, como o uso de máscaras, álcool em gel e distanciamento social. 

Doses 

O DF recebeu, inicialmente, 106,1 mil doses da CoronaVac. O valor cobre apenas 28% do grupo prioritário estabelecido na 1ª fase do Plano Distrital de Vacinação. Por isso, a Secretaria de Saúde determinou que profissionais de saúde, idosos acima de 60 anos, indígenas, pessoas com deficiência que vivem em instituições de longa permanência e os cuidadores sejam vacinados com as primeiras doses.

Nesta fase, não haverá cadastro para vacinação contra o coronavírus nos postos de saúde, as equipes vão procurar os que fazem parte parte do público-alvo. Sendo assim, não é preciso sair de casa ou agendar o serviço.

A vacinação ocorrerá em quatro fases, divididas por grupos prioritários. Os primeiros a serem imunizados serão os profissionais da saúde; idosos acima dos 60 anos que estão em instituição de acolhimento ou asilos e pessoas com mais de 18 anos com deficiência física que vivem nessa mesma condição, bem como seus cuidadores; e a população indígena. 

Na segunda fase, a meta é vacinar todas as pessoas com mais de 60 anos. A terceira parte do plano de vacinação inclui pessoas com comorbidades. Professores e profissionais da força de segurança serão incluídos na quarta fase do plano, que chegou a ser excluída da proposta original, mas voltou à previsão após reivindicações das categorias.

 

  • Lídia Rodrigues Dantas, a primeira a receber a vacina no DF e o governador Ibaneis Rocha (MDB)
    Lídia Rodrigues Dantas, a primeira a receber a vacina no DF e o governador Ibaneis Rocha (MDB) Ed Alves/CB/DA Press
  • A vacina contra covid-19
    A vacina contra covid-19 Ed Alves/CB/DA Press
  • Lídia Rodrigues, a primeira a receber a dose no DF
    Lídia Rodrigues, a primeira a receber a dose no DF Ed Alves/CB/DA Press
  • A vacina contra covid-19
    A vacina contra covid-19 Marcelo Ferreira/CB/DA Press
  • Lídia Rodrigues, a primeira a receber a dose no DF
    Lídia Rodrigues, a primeira a receber a dose no DF Marcelo Ferreira/CB/DA Press

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação