PANDEMIA

Primeiros idosos são vacinados contra a covid-19 no DF

A primeira idosa a ser vacinada contra a covid-19 no Distrito Federal tem 76 anos e vive no Lar dos Velhinhos Maria Madalena

Correio Braziliense
postado em 19/01/2021 18:16 / atualizado em 19/01/2021 19:11
 (crédito: Breno Esaki/Agência Saúde-DF)
(crédito: Breno Esaki/Agência Saúde-DF)

A primeira idosa a ser vacinada contra a covid-19 no Distrito Federal tem 76 anos e vive no Lar dos Velhinhos Maria Madalena. "Eu estou feliz da vida porque sou a primeira pessoa (idosa) do DF a ser vacinada, em nome de Jesus", disse Glória Neri, ao receber a dose do imunizante. Ela faz parte do grupo de 122 idosos e 91 cuidadores da unidade que foram vacinados nesta terça-feira (19/1), primeiro dia da campanha na capital federal.

Isolados há meses, muitos deles ficaram sem receber visitas dos familiares para evitar contaminação pelo coronavírus. "Eu me sinto feliz em colaborar com a Saúde Pública do Brasil em prol da saúde de todos os meus conterrâneos. Falo conterrâneos porque eu sou do Amazonas e eles estão no pico. Então eu me sinto feliz de colaborar, de alguma forma, para a melhoria do nosso país, e do mundo inteiro", declarou Gracy Oliveira, de 91 anos, que também vive no Lar dos Velhinhos e foi a segunda a receber a dose da CoronaVac.

As vacinas foram aplicadas pelos profissionais da Atenção Primária da Região de Saúde Centro-Sul. A secretária de Desenvolvimento Social (Sedes) e primeira-dama do DF, Maiara Noronha Rocha, acompanhou o início da vacinação no lar que abriga 92 idosos conveniados da Sedes.

“Um potinho (referindo-se ao frasco da vacina) tão pequeno e tão cheio de esperança. Nesse dia, nessa casa, nesse lar, temos a oportunidade de traduzir a palavra esperança para esses idosos que tanto aguardaram por esse dia. Isso mostra o compromisso de todo o governo do Distrito Federal com o grupo de risco, em especial com os mais vulneráveis”, declarou a secretária. O Lar dos Velhinhos também abriga 30 idosos de forma particular.

A secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, também compareceu à unidade. Ele afirmou que “acompanhar de perto a vacinação dos idosos que estão nas Instituições de Longa Permanência é muito gratificante, traz esperança, até sanidade para pessoas que estão em isolamento há muito tempo”.

Primeira vacinada no DF é enfermeira

A campanha de vacinação contra a Covid-19 começou no Distrito Federal pelo Hospital Regional da Asa Norte. A enfermeira Lídia Rodrigues, que atua no box de emergência da unidade de saúde, foi a primeira vacinada. De acordo com a Secretaria de Saúde, ao todo, 15 hospitais públicos do DF estão vacinando profissionais de saúde que atuam na linha de frente nas redes pública e privada, vigilantes e auxiliares de limpeza.

A escolha do local de vacinação é facultativa a esses profissionais. Os demais membros do grupo da primeira fase receberão as doses nas instituições e nas aldeias indígenas.

Outros grupos prioritários, como idosos que não vivem em asilos, ainda não estão contemplados. Até o momento, foram recebidas 106.160 doses da vacina, o suficiente para abranger 53.080 pessoas, já que a administração ocorre em duas doses, no intervalo de 14 dias.

Com informações da Agência da Saúde

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • Primeiros idosos são vacinados contra covid-19 no DF, moradores de asilos
    Primeiros idosos são vacinados contra covid-19 no DF, moradores de asilos Foto: Breno Esaki/Agência Saúde-DF
  • Primeiros idosos são vacinados contra covid-19 no DF, moradores de asilos
    Primeiros idosos são vacinados contra covid-19 no DF, moradores de asilos Foto: Breno Esaki/Agência Saúde-DF
  • Primeiros idosos são vacinados contra covid-19 no DF, moradores de asilos
    Primeiros idosos são vacinados contra covid-19 no DF, moradores de asilos Foto: Breno Esaki/Agência Saúde-DF
  • Glória recebeu a primeira dose da CoronaVac e está esperançosa com o início da vacinação – Foto: Breno Esaki Agência Saúde DF
    Glória recebeu a primeira dose da CoronaVac e está esperançosa com o início da vacinação – Foto: Breno Esaki Agência Saúde DF Foto: Breno Esaki/Agência Saúde-DF
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação