Os brasilienses podem se preparar para mais um dia quente no Distrito Federal: já nas primeiras horas da manhã, com poucas nuvens, o tempo fica firme e ensolarado na capital federal. Mesmo depois das baixas temperaturas da madrugada, quando fez 13ºC, os termômetros podem atingir os 31ºC durante a tarde.
Já as taxas de umidade oscilam entre 95% e 30%. Com isso, as chances de chover são mínimas. A baixa nebulosidade explica a tamanha amplitude das temperaturas em um único dia, já que não há muitas nuvens para reter o calor. "É a condição de verão, a chuva dar uma parada é normal, é característico aqui do Centro-Oeste", ressalta o meteorologista Mamedes Melo.
A trégua vem depois da semana em que as estações do Plano Piloto e Gama ultrapassaram a média pluviométrica esperada para todo o mês, que é de 209 mm. Assim, as pancadas de chuva, com trovoadas e rajadas de vento só devem voltar a ser registradas no DF a partir da próxima semana, de acordo com a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.