Pandemia

Covid-19: força-tarefa do MPDFT vistoria aplicação de vacinas no HRG

A equipe constatou que o controle da vacinação de profissionais de outras unidades de saúde que atuam no Hospital Regional do Gama precisa ser aprimorado

Correio Braziliense
postado em 25/01/2021 21:39 / atualizado em 25/01/2021 21:40
Força-tarefa vistoria aplicação de vacinas no Hospital Regional do Gama -  (crédito: MPDFT/Divulgação)
Força-tarefa vistoria aplicação de vacinas no Hospital Regional do Gama - (crédito: MPDFT/Divulgação)

Uma vistoria foi feita na manhã desta segunda-feira (25/1) no Hospital Regional do Gama (HRG) por representantes da força-tarefa do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) que acompanha as medidas de enfrentamento à pandemia no DF. O objetivo da visita foi verificar a aplicação de vacinas de prevenção à disseminação do novo coronavírus.

O local foi escolhido a partir de relatos de desrespeito às diretrizes definidas no Plano Distrital de Vacinação. Mais de 900 profissionais da área de saúde foram vacinados no local. A previsão é que cerca de 1.200 trabalhadores sejam imunizados na mesma unidade.

Durante a inspeção, foi possível obter informações sobre todos os protocolos da vacinação na unidade, além de verificar a publicidade da lista de vacinação, o total de aplicações do imunizante e checar se o formulário de autodeclaração — o qual os vacinados declaram que fazem parte do grupo prioritário — tem sido preenchido corretamente. Durante o encontro, os integrantes do MPDFT conversaram com os gestores do HRG e com os profissionais da saúde.

O coordenador da força-tarefa, procurador de Justiça José Eduardo Sabo, foi acompanhado da promotora de Justiça Lívia Rabelo, da Promotoria de Justiça Regionais de Defesa dos Direitos Difusos (Proreg), e destacou que a vacinação da atenção primária, que compreende os profissionais de saúde de outras unidades que recebem a aplicação da vacina no hospital, ainda precisa ser aprimorada. A equipe que é responsável pela aplicação na rede primária já se comprometeu a efetivar o termo.

Em relação ao plano de vacinação dos profissionais de saúde, os representantes do MPDFT ressaltaram que outros procedimentos, como a triagem e o preenchimento dos questionários com dados, tem ocorrido adequadamente, mas que o acompanhamento por parte do Ministério Público será constante para garantir transparência e eficiência no processo de imunização da população do DF.

Com informações do MPDFT

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação