Poder Executivo

Governo cria comitê para combater invasão de terras no DF

Entre as atividades que serão realizadas pelo grupo está definir estratégias para coibir o uso e ocupação irregular do território do DF

Ana Maria da Silva
postado em 28/01/2021 09:31 / atualizado em 28/01/2021 10:20
Grupo vai ajudar a combater grilagem de terra -  (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press - 29/6/17 )
Grupo vai ajudar a combater grilagem de terra - (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press - 29/6/17 )

O Governo do Distrito Federal criou, nesta quinta-feira (28/1), um grupo que vai monitorar e fiscalizar a ocupação irregular do solo. A medida é uma das estratégias de enfrentamento à grilagem de terra, e tem como objetivo coibir a prática no território federal.

O grupo, que reúne diferentes órgãos, terá a missão de reportar as mudanças no uso do solo e em sua cobertura vegetal. Além disso, deverá definir estratégias para coibir o uso e ocupação irregular do território do DF. A decisão foi publicada no Diário Oficial do DF (DODF).

A coordenação do grupo, nomeado Monitoramento e Fiscalização da Ocupação Irregular do Território, será de responsabilidade da Secretaria de Estado de Segurança Pública. A iniciativa fará parte do Comitê de Gestão Integrada do Território do DF (CGIT).

Confira a lista de órgãos e entidade que compõem o grupo de monitoramento:

- Casa Civil;
- Secretaria de Estado de Governo;
- Secretaria de Estado de Segurança Pública;
- Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural;
- Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Habitação;
- Secretaria de Estado do Meio Ambiente;
- Secretaria de Estado de Proteção da Ordem Urbanística;
- Companhia Imobiliária de Brasília – Terracap;
- Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do DF – Brasília Ambiental;

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação