DECRETO

GDF oficializa política para acolhimento de servidores dependentes químicos

Programa de Atenção ao Dependente Químico (PADQ) no âmbito da administração pública distrital existia desde 2011. No entanto, decreto regulamentará e criará diretrizes para a iniciativa

Jéssica Eufrásio
postado em 28/01/2021 21:13 / atualizado em 28/01/2021 21:17
 (crédito: Maurenilson Freire/CB/D.A Press)
(crédito: Maurenilson Freire/CB/D.A Press)

Com foco na promoção da saúde mental e na prevenção do adoecimento psíquico por uso de substâncias químicas entre servidores, o Executivo local publicará um decreto para oficializar a criação do Programa de Atenção ao Dependente Químico (PADQ). A proposta, voltada a funcionários públicos, será regulamentada nesta sexta-feira (29/1), às 11h, no Palácio do Buriti.

Promovido pela Secretaria Executiva de Valorização e Qualidade de Vida e pela Subsecretaria de Segurança e Saúde no Trabalho— ambas vinculadas à pasta de Economia do DF—, o programa funcionará para prevenir e prestar assistência a servidores com algum problema relacionado à dependência de substâncias aditivas.

O decreto assinado nesta sexta-feira (29/1) servirá para regulamentar e atualizar o PADQ, especificando princípios, objetivos, subprogramas e diretrizes. A iniciativa funcionará de maneira integrada, para servidores da Administração Direta, Autárquica e Fundacional do Distrito Federal. Esse público poderá ser acolhido, de acordo com o grau de dependência, e encaminhado para o modelo de tratamento psicoterápico mais adequado. Também haverá ações preventivas.

O PADQ funciona desde 2011, mas dependia de um decreto para ter diretrizes e ser reconhecido como uma política pública. O programa dispõe de equipe multidisciplinar, com psicólogos, psiquiatras e assistentes sociais que oferecem apoio aos funcionários públicos e respectivas famílias.

Com informações da Secretaria de Economia

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação