VACINAÇÃO NO DF

Possíveis aglomerações nos pontos de vacina para idosos preocupam

Com o início da vacinação para o público acima de 80 anos, especialistas se preocupam com o processo e possíveis aglomerações nos pontos de aplicação das doses. A indicação é que os idosos e familiares se planejem, para evitar riscos de contaminação pela covid-19

Samara Schwingel
postado em 31/01/2021 07:00 / atualizado em 31/01/2021 16:08
 (crédito: Breno Esaki/Agência Saúde DF)
(crédito: Breno Esaki/Agência Saúde DF)

A partir das 13h de amanhã, os mais de 42 mil idosos acima de 80 anos que residem no Distrito Federal começam a ser vacinados contra a covid-19. O anúncio da ampliação da vacinação anima a população, mas, segundo especialistas, também gera preocupações como a possibilidade de aglomeração nos pontos de vacinação. Por isso, tanto a Secretaria de Saúde (SES) quanto os especialistas alertam que não há necessidade de desespero e que haverá vacina para todos. Além disso, o governo chama a atenção para possíveis golpes e reforça que não haverá agendamento, reserva ou aplicação do imunizante por drive-thru.

De acordo com a secretaria, a vacina será aplicada em 30 unidades básicas de saúde e em seis locais como ginásios e escolas (Veja a lista completa no link: bit.ly/vacinaçãoDF). Ainda segundo a pasta, não é necessário agendamento prévio, basta o idoso comparecer a uma das unidades listadas portando um documento no qual seja possível verificar o Cadastro de Pessoa Física (CPF) do usuário. Em entrevista ao Correio, o secretário de Saúde do DF, Osnei Okumoto, afirmou que tanto a CoronaVac, vacina chinesa produzida pelo Instituto Butantan (SP), quanto a Astrazeneca, vacina de Oxford, serão distribuídas aos idosos. “Não haverá apenas um tipo de vacina nas unidades. A Secretaria de Saúde está distribuindo as vacinas conforme a solicitação de cada unidade, sem se preocupar com o laboratório de origem.”

De acordo comAna Helena Germoglio, infectologista do Hospital Águas Claras, esta fase é uma das mais esperadas da vacinação. “A população idosa tem muitas chances de desenvolver sintomas graves caso contraia a covid-19. Por isso, a vacina era algo tão esperado para eles e todos os idosos devem aderir”, diz. Apesar da empolgação, a especialista afirma que não há necessidade de desespero e alerta: se, por acaso, o posto estiver muito cheio e não for possível aguardar com segurança, ou seja, com distanciamento social, é melhor voltar depois. Além disso, ela destaca a necessidade de amigos e familiares auxiliarem os idosos neste momento. “As pessoas precisam ajudar este público, levá-los até os postos corretos, verificar a data da segunda dose e qual foi a vacina aplicada. Além de evitar golpes”, completa.

Segundo a SES, as unidades nas quais as vacinas serão aplicadas neste primeiro momento possuem um fluxo de atendimento pensado para evitar aglomerações. A pasta garantiu que haverá também um espaço de 1,5 metro entre os usuários, organizado pelos servidores da unidade de saúde. Apesar da garantia, Hemerson Luz, infectologista do Hospital das Forças Armadas (HFA), afirma que é preciso pensar em uma logística melhor para a vacinação deste público. “É um público que precisa se vacinar, por fazer parte do grupo de risco para a covid-19. É preciso pensar um modelo que evite a exposição dos idosos, que tenha apoio técnico e garanta que os protocolos de segurança sejam respeitados”, considera.

Sem drive-thru

Neste momento, a SES não vai adotar o sistema de drive-thru ou de agendamento prévio para a aplicação das vacinas contra covid-19. Segundo o secretário-adjunto de Assistência à Saúde substituto, Alexandre Garcia, a falta de apoio e estrutura do formato de drive-thru foi o principal motivo para que, no DF, essa modalidade fosse descartada. “Como vamos lidar com um público muito idoso, precisamos ter apoio médico próximo, caso alguém passe mal ou precise de algo. Nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), temos esse amparo”, diz.

Além disso, Garcia garante que não há necessidade de pressa. “Haverá vacina para todos e sem data limite. Ou seja, se um idoso não conseguir ir a um posto no primeiro dia ou durante a primeira semana, não tem problema, ele pode ir depois e será vacinado. O importante é que se vacine, use máscara e obedeça o distanciamento social”, completa. O DF já recebeu cerca de 166,6 mil doses de imunizantes contra a covid-19 e espera receber, entre terça-feira e quarta-feira, mais doses do Ministério da Saúde. Até às 19h de sexta-feira, 44.315 pessoas foram vacinadas .

 

 

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tira-Dúvidas


Tenho mais de 80 anos. O que preciso para me vacinar?
• Não é preciso agendar. Os idosos devem comparecer a uma das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) listadas portando apenas um documento com foto no qual, de preferência, seja possível se verificar o CPF do usuário.

Até que dia posso me vacinar?
• Não há data limite. A partir das 13h de segunda-feira (1º/2), a qualquer momento durante o horário de funcionamento dos postos — das 8h às 17h, de segunda a sexta — será possível se vacinar.

E se eu não puder ir até um posto de vacinação?
• Os idosos acamados e que estão cadastrados no Núcleo de Atenção Domiciliar (NRAD) da SES serão visitados pelas equipes de saúde que já o acompanham. Caso algum idoso acima de 80 anos que não esteja cadastrado neste sistema queira se vacinar, é preciso que um responsável vá até o ponto de vacinação mais próximo e informe aos servidores que tem um idoso em casa que não pode se deslocar até o posto de atendimento. As equipes anotarão o contato do responsável e, apenas neste caso, agendarão a vacinação em domicílio.

Quando tomar a segunda dose?
• Após a vacinação, o idoso receberá um cartão com a marca da vacina que tomou e a data em que ele deve voltar ao posto para receber a segunda dose.

Preciso chegar antes das 13h no local de vacinação na segunda-feira?
• Não. As vacinas estarão disponíveis a partir deste horário e durante os próximos dias. Ou seja, não há necessidade de estar no local horas antes do início do processo.

E os idosos que têm menos de 80 anos?
• Aguarde. A expectativa da SES é que, nos próximos dias, o DF receba mais doses e, assim, consiga ampliar os pontos e o público da vacinação.


Covid-19 no DF
Nas últimas 24h, o Distrito Federal registrou 884 novos casos de covid-19 e 12 mortes, sendo uma registrada ontem. No total, são mais de 276 mil casos e 4.545 mortes. A faixa etária com maior letalidade é a de 80 ou mais, com 27,7% dos casos evoluindo para óbito. Em relação às regiões, Ceilândia tem o maior número de notificações, com 30.786 casos, seguida pelo Plano Piloto, com 25.609, e Taguatinga, com 22.348. Os dados são da Secretaria de Saúde. A média móvel de casos do DF ficou em 1.032, um aumento de 29% em relação ao último sábado.


Atenção aos golpes
A Secretaria de Saúde do DF informa que não entra em contato por telefone nem por aplicativos de mensagens ou links de sites para agendar a vacinação ou reservar doses do imunizante. Para denunciar golpes do tipo, a Polícia Civil do DF informa os seguintes números: 197 ou 3207-4892; ou pelo WhatsApp: (61) 98626-1197.

 

 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação