Lei Seca

Motorista bêbado perde controle do carro e invade estação de metrô no DF

Segundo a PM, o teste do bafômetro acusou 0,89 miligramas de álcool por litro de ar expelido pelos pulmões. Acima de 0,29, já é considerado crime de trânsito. O condutor foi preso

Adriana Bernardes
postado em 31/01/2021 09:41 / atualizado em 01/02/2021 10:49
 (crédito: PMDF/Divulgação)
(crédito: PMDF/Divulgação)

Um motorista alcoolizado acabou preso no Distrito Federal após perder o controle da direção e invadir a estação do Metrô da 111 Sul. O caso foi registrado por volta das 23h de sábado (23/1).

Ao receber o chamado de uma acidente de trânsito, policiais militares foram até o endereço mencionado pelo solicitante, mas tiveram dificuldade em encontrar o veículo, que estava dentro da estação do Metrô. “Em quase 30 anos de polícia eu já vi de tudo, mas tive essa surpresa”, relatou o sargento Abraão ao descobrir o paradeiro do veículo.

De acordo com a PM, o condutor, que não teve o nome revelado, alegou ter sido fechado por outro motorista, motivo pelo qual perdeu o controle. Ele não se recusou a fazer o teste do bafômetro e o resultado apontou a presença de 0,89 miligramas de álcool por litro de ar expelido dos pulmões.

O homem recebeu voz de prisão e foi levado para a 1 Delegacia de Polícia (Asa Sul). O veículo foi rebocado para o pátio do Detran. O Correio fez contato com a assessoria da Polícia Civil para saber se o condutor continua detido ou se foi liberado mediante o pagamento de fiança e aguarda retorno.

Tolerância zero

Desde 2008, é proibido beber e dirigir no Brasil. Com as alterações da Lei Seca, a tolerância é zero. Isso significa que, bebeu, não pode pegar o volante, independentemente da quantidade ingerida.

Quando o bafômetro acusa até 0,29 miligramas de álcool por litro de ar expelido, o condutor é multado em R$2,7 mil e responde a processo administrativo de suspensão do direito de dirigir por 12 meses.
Caso o etilômetro aponte um índice superior a 0,29 miligramas de álcool, o motorista comete crime de trânsito. Além das punições administrativas, ele responde a processo judicial e, caso condenado, perde a condição de réu primário.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • Motorista embriagado invadiu estação do metrô, na Asa Sul
    Motorista embriagado invadiu estação do metrô, na Asa Sul Foto: PMDF/Divulgação
  • Motorista embriagado invadiu estação do metrô, na Asa Sul
    Motorista embriagado invadiu estação do metrô, na Asa Sul Foto: PMDF/Divulgação
  • Motorista embriagado invadiu estação do metrô, na Asa Sul
    Motorista embriagado invadiu estação do metrô, na Asa Sul Foto: PMDF/Divulgação
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação