PANDEMIA

Covid-19: 82% dos testados pela Saúde tiveram contato com o vírus

Pasta divulgou dados parciais do inquérito soroepidemiológico. Nove regiões foram visitadas. Atividades de campo voltam na semana que vem

Dados parciais do inquérito soroepidemiológico realizado pela Secretaria de Saúde revelaram que 82% das pessoas testadas já tiveram contato com a covid-19 (IgG+). Os exames foram feitos em parceria com o Sesc e o Corpo de Bombeiros e os testes, doados pela Fecomércio-DF.

O IgG+ significa que existiu uma infecção passada, ou seja, com mais de 14 dias. A secretaria visitou 2.059 casas, das quais 52% foram testadas. Os outros 48% não foram feitos por recusa dos moradores ou ausência. Desse total, 80% das pessoas tiveram resultado negativo para covid-19; 17% positivo e 3%, inconclusivo; 63% são do sexo feminino e 37%, do masculino.

Os profissionais realizaram a testagem em apenas um morador maior de 18 anos de cada residência. O estudo foi feito de 2 a 17 de dezembro em nove regiões administrativas: Ceilândia, Brazlândia, Sol Nascente/Pôr do Sol, Águas Claras, Arniqueira, Recanto das Emas, Samambaia, Taguatinga e Vicente Pires. As atividades serão retomadas em 4 de janeiro e a expectativa é de visitar todas as cidades do DF.