Estelionato

PCDF investiga suspeito de se passar por Ibaneis para aplicar golpe pelo WhatsApp

Na manhã desta segunda-feira (4/1), o chefe do Executivo local enviou uma mensagem aos contatos telefônicos alertando sobre o perfil falso.

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) investiga o estelionatário suspeito de criar uma conta no aplicativo WhatsApp e se passar pelo governador Ibaneis Rocha (MDB) para aplicar golpes. Na manhã desta segunda-feira (4/1), o chefe do Executivo local enviou uma mensagem aos contatos telefônicos alertando sobre o perfil falso.

Na mensagem, o emebedista escreveu: “Boa tarde! Um perfil falso foi criado com o meu nome. Estão remetendo mensagens e fazendo pedidos falsos. Recebendo-os, favor desconsiderar.” Procurada pela reportagem, a PCDF informou que a investigação está em andamento e mais detalhes acerca do caso serão repassados em breve. O caso é apurado pela Delegacia Especial de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC).

Uma situação semelhante ocorreu em agosto de 2020 com o deputado federal Israel Batista (Partido Verde). O parlamentar teve o chip do celular e a conta do WhatsApp clonados por criminosos. O deputado registrou boletim de ocorrência e conseguiu retomar o número de telefone.

Pelas redes sociais, Israel Batista orientou os seguidores. “Avisei porque os criminosos começaram a pedir depósitos bancários para todos os contatos da minha lista”, explicou. E completou. “Liguei para a operadora de outro telefone e fui direcionado a desligar e ligar o aparelho novamente. O celular retornou, mas pediu nova instalação do WhatsApp. Quando fui mandar código de verificação, para baixar novamente o aplicativo, não recebi nada e notei que poderiam ter clonado também o meu chip”, informou.