saúde

Procura por vacina e informações aumenta nas unidades de saúde do DF

A retirada do grupo de idosos acima dos 75 anos — para imunização neste primeiro momento — causou certa confusão, e muitos procuraram as unidades de saúde para receberem a aplicação

A chegada das vacinas no Distrito Federal deixou os brasilienses ansiosos. Postos de saúde, unidades básicas de saúde (UBS) e hospitais da capital receberam um grande fluxo de pessoas que estavam em busca da vacina, ao longo dessa terça-feira. Mesmo com o grupo prioritário composto, apenas, por profissionais da saúde, idosos em instituições de acolhimento ou asilos e a população tradicional (indígenas), moradores do DF saíram de casa para saber mais informações. O Correio percorreu alguns locais com salas de vacinação e encontrou filas na triagem, além de idosos que queriam saber se já poderia tomar a primeira dose da CoronaVac e pessoas que foram fazer o cadastro do Sistema Único de Saúde (SUS) para se vacinar. A retirada do grupo de idosos acima dos 75 anos — para imunização neste primeiro momento — causou certa confusão, e muitos procuraram as unidades de saúde para receberem a aplicação.

Morador da Asa Norte, o aposentado Albenzio Trajano de Moraes, 72 anos, procurou um posto de saúde atrás da vacina contra a covid-19. “Sei que não faço parte do grupo de maiores de 75 anos, mas vim mesmo assim para perguntar se era possível me vacinar com alguma dose que sobrasse”, explicou. Com máscara de proteção facial e óculos com vedação, Albenzio conta que não sabia quais eram as pessoas que vão ser vacinadas com as doses que chegaram na capital na última segunda-feira. “Está confusa essa informação”, indagou. A dúvida que ele tem é quando será liberada a vacinação para os idosos em geral. A resposta da Secretaria de Saúde é que, a partir das novas doses da vacina que forem sendo liberadas, mais grupos serão imunizados.

A aposentada Conceição Castro, 63, correu para o posto para realizar o cadastro do Sistema Único de Saúde (SUS). “Nunca precisei utilizar o SUS, mas com a vacina contra a covid-19, quis garantir e fiz o cadastro no posto”, relata. No entanto, esse cadastro pode ser feito pela internet no site do Ministério da Saúde — www.conectesus-paciente.saude.gov.br. A população não deve ir aos postos para realizar a inscrição, principalmente, os idosos, que compõem grupo de risco para a covid-19.

Os dados cadastrados no SUS impactam em serviços ofertados pela rede. Se uma região tem um número de pessoas atendidas pelo sistema, mais investimentos são oferecidos para os hospitais, postos e unidades básicas de saúde. O cadastro não significa a garantia da vacina contra a covid-19, mas ajuda na melhoria e na oferta dos serviços na saúde pública, incluindo a quantidades de doses destinadas para cada sala de vacinação. Quem não fizer o cadastro prévio receberá a vacina da mesma forma, seguindo o cronograma da Secretaria de Saúde. A inscrição será feita no momento da aplicação.