SAÚDE

Secretaria de Saúde espera receber hoje mais 50 mil doses da CoronaVac

A Secretaria de Saúde espera receber, hoje, reforço no estoque da CoronaVac. Especialistas recomendam que os idosos evitem se aglomerar em filas nos postos de atendimento e prefiram um dos 11 pontos de drive-thru

Samara Schwingel
postado em 02/02/2021 06:00
 (crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)
(crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)

Após o início da vacinação contra covid-19 para idosos acima de 80 anos no Distrito Federal, a Secretaria de Saúde (SES) espera receber cerca de 50 mil doses da CoronaVac — imunizante produzido pelo Instituto Butantan (SP) em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac — hoje. Especialistas avaliam que o processo de vacinação no DF tem que melhorar, e o sistema de drive-thru, que começa hoje, às 8h — ao todo, serão 11 pontos da cidade —, pode ser uma boa solução. Órgãos de controle externo estão acompanhando todo o processo, a fim de garantir que ocorra de forma segura e sem irregularidades. A força-tarefa de combate à pandemia do Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT) vai fiscalizar presencialmente a vacinação.

Segundo a infectologista do Hospital de Águas Claras Ana Helena Germoglio, caso mais doses cheguem ao DF, o ideal é que se amplie a vacinação para mais pessoas. “Assim como os idosos com mais de 80 anos, exitem outros grupos que são mais vulneráveis à doença e tendem a evoluir quadros graves. Por isso, é importante que eles sejam prioridade na fila das vacinas”, frisa. A médica defende que, quanto mais doses chegarem, mais pessoas precisam ser vacinadas. “Aqueles que forem imunizados protegem a si mesmos e aos outros, pois, diminuem a circulação do vírus e a gravidade da doença. Além disso, ajudam a desafogar o sistema de saúde e evitam um colapso”, explica.

Ana Helena avalia que, no primeiro dia de vacinação de pessoas com mais 80 anos, o público estava muito ansioso. “Com certeza, todos serão vacinados. Ficar em filas, aglomerado, em pé e sob o Sol é, totalmente, contraindicado, principalmente para a faixa etária que está sendo vacinada agora”, alerta. Ana afirma que é necessário evitar situações de exposição ao vírus. “Caso o posto esteja com muita gente, vá embora. Volte outro dia. Não adianta nada ficar mais 10 meses em casa, se cuidando e sem sair para, no dia da vacinação, ser contaminado”, ressalta.

Dificuldades

Para o professor de epidemiologia da Universidade de Brasília (UnB) Walter Ramalho, a principal dificuldade do primeiro dia de vacinação foi a organização. Para ele, durante as próximas fases, será necessário focar e resolver este aspecto. “Cada unidade de saúde ficou livre para definir como atenderia ao público. Isso confunde a população e atrasa o processo. Uma unificação do atendimento poderia resolver este problema”, declara.

Hoje, a partir das 8h, terá início a vacinação por drive thru em 10 pontos da capital. Ontem, o modelo foi antecipado no Lago Sul. A medida foi adotada pela Secretaria de Saúde para facilitar a vacinação de idosos com dificuldade de locomoção e evitar aglomerações. Segundo Walter, o modelo é uma alternativa, mas não é uma solução. “Com certeza, ajuda a desafogar os postos de saúde, mas não funciona para toda a população. Apenas para aqueles que têm carro. Ou seja, é preciso pensar em todos e em como atendê-los da melhor forma”, completa.

Fiscalização

Desde a primeira fase da vacinação contra covid-19 no DF, a força-tarefa de combate à pandemia do MPDFT fiscaliza o cumprimento das regras estabelecidas no Plano Distrital de Vacinação. Durante o primeiro dia da imunização dos idosos com 80 anos ou mais, o órgão não recebeu denúncias sobre irregularidades. O acompanhamento presencial do processo será realizado hoje e amanhã. Por questão de logística, o Ministério Público não divulga quais unidades de saúde ou pontos de vacinação serão visitados.

“Esperamos que esta fase ocorra com mais tranquilidade. De qualquer forma, vamos acompanhar e requisitamos que a própria Secretaria de Saúde acompanhe também”, disse o procurador da força-tarefa José Eduardo Sabo Paes. Ontem, o secretário de Saúde, Osnei Okumoto, acompanhou a vacinação em alguns pontos e deve continuar o acompanhamento de acordo com a disponibilidade de agenda do chefe da pasta.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Pontos de vacinação

Todos os locais de aplicação dos imunizantes das 8h às 17h. Para serem vacinados, os idosos precisam portar documento de identificação e CPF. Não é preciso fazer cadastro prévio.

Asa Norte
UBS nº 2 Asa Norte, EQN 114/115, Área Especial

Asa Sul
UBS nº 1 Asa Sul, SGAS 612, Lotes 38/39, L2 Sul

Brazlândia
UBS nº 1 Brazlândia, EQ 6/8, Lote 3, Setor Norte

Candangolândia
UBS nº 1 Candangolândia, EQR 5/7, Área Especial 1

Ceilândia
UBS nº 7 Ceilândia, EQNO 10, AE D/E, Setor O
UBS nº 16 Ceilândia, SHSN, Trecho 1, Etapa 1, Qd. 500, AE 2
UBS nº 17 Ceilândia, QNP 16/20, Setor P Sul

Cruzeiro
UBS nº 2, Setor Escolar, Lote 4, Cruzeiro Velho

Gama
UBS nº 1 Gama, Entrequadra 6/12, Área Especial, Setor Sul
UBS nº 3 Gama, E/Q 3/5, Área Especial, Setor Leste
UBS nº 5 Gama, Área Especial, Lote 38, Setor Central, Lado Leste

Guará
UBS nº 1 Guará, QE 6, Lote C, Área especial S/N, Guará 1
UBS nº 3 Guará, QE 38, Área Especial S/N, Guará 2
UBS nº 4 Guará, QELC, EQ 2/3, Conjunto Lucio Costa

Itapoã
Quadra Poliesportiva do Itapoã (ao lado da UBS 2 Itapoã), Quadra 61, Área Especial Del Lago

Núcleo Bandeirante
UBS nº 1 Núcleo Bandeirante,
3ª Avenida, Área Especial nº 3

Lago Norte
UBS nº 1 Lago Norte, SHIN, QI 3, Área Especial

Paranoá
Quadra coberta ao lado da Administração Regional do Paranoá, Praça Central S/N, Lt. 1

Planaltina
Jardim de Infância Casa da Vivência Avenida, NS01, Área Especial 9, SRL

Riacho Fundo 2
QC 1, Conjunto 10, Lote 1, Riacho Fundo 2
UBS nº 1 Riacho Fundo 2, QC 6, Conjunto 16, Área Especial, Lote 1
UBS nº 2 Riacho Fundo 2

Samambaia
UBS nº 2 Samambaia, QS 611, AE 2

Santa Maria
Colégio Paloma, QR 207/307, Conjunto T, Área Especial
UBS nº 2, Santa Maria, EQ 217/317, Área Especial, Lote E

São Sebastião
Caic Unesco, Quadra 5, Conjunto A, Área Especial, Centro

SCIA/Estrutural
UBS nº 1 Estrutural, AE 1,
Setor Central

Sobradinho
UBS nº 2 Sobradinho

Taguatinga
UBS nº 1 Taguatinga, QNG, AE 18/19
UBS nº 5 Taguatinga, Setor D Sul, AE 23

Drive-thru

Plano Piloto
Parque da Cidade — Estacionamento 13*

Lago Sul
Pontão do Lago Sul*
Policlínica Lago Sul, Setor de Habitações Individuais Sul, QI 21

Águas Claras
Faculdade Unieuro*

Jardim Botânico
Centro de Práticas Sustentáveis, DF-463, Avenida do Cerrado, Jardins Mangueiral*

Planaltina
UBS n° 20 — Quadra 12 D, Conjunto A, Área Especial

Sobradinho
UBS 1, Quadra 14, Área Especial 22/23

Sobradinho 2
UBS n° 2, Rodovia DF-420, Complexo de Saúde, Setor de Mansões ao lado da UPA de Sobradinho

Guará
UBS n° 2, QE 23, Lote C, Área Especial, s/n

Riacho Fundo 1
UBS 1, QN 9, Área Especial II

Ceilândia
UBS n° 5, QNM 16, Módulo F

* Ponto exclusivo de vacinação por drive-thru

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação