Imunização

Terceiro dia de vacinação é de mais organização e menos filas

No Gama, servidores distribuem senhas para gerenciar a ordem dos idosos que chegam ao local

Jéssica Moura
postado em 03/02/2021 11:18 / atualizado em 03/02/2021 12:05
Mais organizada, a vacinação nesta quarte tem sido rápida em alguns postos -  (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)
Mais organizada, a vacinação nesta quarte tem sido rápida em alguns postos - (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)

Ao contrário das cenas registradas nos últimos dois dias, com longas filas e aglomeração, o terceiro dia de vacinação dos idosos com 80 anos ou mais contra a covid-19 começou com mais tranquilidade.

No Centro de Saúde 3 do Gama, não há filas: as servidoras distribuem senhas aos pacientes para organizar a ordem de atendimentos e a espera tem sido de poucos minutos.Na Unidade Básica de Saúde (UBS) de Sobradinho I, a movimentação também estava tranquila na manhã desta quarta (3/2).

Izaltina Rosária de Jesus, 73 anos, trouxe a mãe, Maria Soares da Silva, 92, para receber a tão esperada dose.

"Foi rápido, tava com tanto medo de demorar, mas saiu tudo com tempo. Foram 15 minutos. Da mais uma tranquilo, risco de menos uma doença", afirma. Apesar da unidade não ser destinada a drive thru, quem tem dificuldade de locomoção, como Maria Soares, é imunizado dentro do carro.

Nesta quarta-feira (3/2), foram disponibilizadas 150 doses da vacina de Oxford/AstraZeneca. Até agora, cerca de 60 idosos já foram vacinados. A vacinação segue até as 17h. Segundo os funcionários, a parte mais demorada é o preenchimento dos cartões de vacina e dos termos, a parte burocrática.

Nessa terça-feira (3/2), o secretário de Saúde, Osnei Okumoto, assegurou que há vacinas suficientes para imunizar o grupo prioritário. Segundo ele, a maioria dos 42 mil idosos com 80 anos ou mais deve receber a dose da vacina até este fim de semana. A previsão é que uma nova remessa de soros seja destinada à capital pelo Ministério da Saúde neste sábado (6/2).

Segundo a secretaria de Saúde, nessa terça, 16.753 doses das vacinas CoronaVac e Covishield foram aplicadas em todas as regiões do DF. Com isso, o total de imunizados na cidade chegou a 76.424 pessoas e a região tomou a dianteira nacional na proporção da população que já recebeu os inoculantes.

Mais adiante, na UBS 5 do Gama, depois de dois dias atribulados de vacinação, o movimento também estava tranquilo, e os idosos esperavam poucos minutos para serem atendidos. Quatro pontos de triagem foram mobilizados, e a equipe teve o reforço de seis voluntários. Ainda há 220 vacinas Covishield disponível. Até às 11h, 108 imunizantes foram aplicados.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação