Estabelecido como uma das medidas de combate à crise financeira gerada pela emergência sanitária da covid-19, o programa Prato Cheio vai ter os créditos liberados a partir desta quinta-feira (4/2). Cada uma das 32 mil famílias beneficiárias do cartão vai receber R$ 250, por meio de repasse da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes).
O investimento do Governo do Distrito Federal (GDF) é de R$ 8.196.800. A Sedes destaca que, por se tratar de um programa de caráter emergencial, não é considerado um auxílio de transferência de renda.
Uso
O cartão poderá ser utilizado apenas na função débito e em estabelecimentos alimentícios. Os beneficiários vão conseguir acompanhar o saldo disponível por meio do aplicativo BRB Social, oferecido pelo Banco BRB.
No mês passado, foi reaberto o site rendaemergencial.brb.com.br para os solicitantes de unidade socioassistencial pudessem consultar a lista de concessões da nova etapa do programa.
Regras
As regras para o cartão Prato Cheio foram estabelecidas pelo Decreto nº 41.570, de 7 de dezembro de 2020.
Entre elas estão o pagamento por três meses consecutivos em 2021, respeitando os critérios de priorização; beneficiários, além de ter renda familiar per capita igual ou inferior a meio salário mínimo, devem estar em situação de insegurança alimentar, residir no Distrito Federal e ter a inscrição no Cadastro Único ou no Sistema Integrado de Desenvolvimento Social da Sedes.
Outras diretrizes importantes descritas na lei são o fato de as famílias beneficiadas serem, preferencialmente, monoparentais chefiadas por mulheres com crianças de 0 a 6 anos, além de contemplar os núcleos familiares que tenham alguma pessoa com deficiência, idosos ou em situação de rua, desde que acompanhado regularmente por equipe socioassistencial.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.