Imunização

Vacina: posto do Paranoá tem baixa demanda e sobra de doses

O Correio presenciou a baixa movimentação na quadra coberta ao lado da Administração Regional da cidade. Ao total, 80 doses foram destinadas à unidade, com mais de 50 idosos vacinados até as 13h

Pedro Marra
postado em 04/02/2021 14:00 / atualizado em 04/02/2021 15:33
Louis José de Jesus, 93 anos, foi levado pelo neto para tomar a vacina no Paranoá -  (crédito: Pedro Marra/CB/DA Press)
Louis José de Jesus, 93 anos, foi levado pelo neto para tomar a vacina no Paranoá - (crédito: Pedro Marra/CB/DA Press)

Enquanto alguns postos de vacinação estão com fila de idosos e até desabastecidos, em outros, há pouca movimentação e baixa procura. É o que acontece no posto de vacinação do Paranoá, localizado em uma quadra cobertura ao lado da Administração Regional da cidade.

Informações obtidas pelo Correio constam que a unidade aplicou todas as 50 doses da vacina até as 13h, quando chegaram mais 30 imunizantes no local.

A estimativa de vacinação do público-alvo da região, feita ontem pela coordenação da unidade, é de 80% de todos os idosos acima de 80 da região.

Uma fonte informou à reportagem que a demanda está "muito baixa, o posto de vacinação está vazio, mas não há risco de perda de dose. Se tem algum lugar que precisa de doses, mandamos pra lá."

A gestão de dose na região está sendo feita, caso haja necessidade de remanejar doses. Mais cedo, durante esta quinta-feira (4/2), uma mensagem começou a circular nas redes sociais informando que as doses da unidade corriam o risco de serem perdidas.

Procurada pela reportagem, a Secretaria de Saúde disse que a informação é falsa e esclareceu que "não há risco de perder vacinas por conta da baixa adesão de usuários no posto de vacinação contra a covid-19, na Quadra Coberta do Paranoá. Sim, o posto está vazio. Já vacinamos quase todos os idosos da faixa etária. E não, não vamos perder as vacinas porque elas ficam sob refrigeração constante." 

Morador do Paranoá, Leandro Costa, 38 anos, veio com o avô, Louis José de Jesus, 93 anos, para acompanhá-lo na aplicação da dose. "Estou me sentindo melhor, que Deus abençoe a gente nessa pandemia. Que a pandemia possa acabar logo", afirma.

O neto, Leandro, chegou ao local com o avô após tentar levá-lo a outro posto de vacinação. "Como o meu tio veio aqui (no posto do Paranoá) e tomou, trouxe o meu avô aqui para tomar a vacina. E tomara que as vacinações acabem logo com isso tudo", diz o rapaz.

Demora


Na Unidade Básica de Saúde (UBS) 2 do Cruzeiro, a vacina acabou ontem antes das 17h e o estoque foi reposto nesta quinta (4/2), meia hora após o início previsto para atendimento.

Vale lembrar que, na segunda, o Governo do Distrito Federal (GDF) abriu um drive-thru no Lago Sul um dia antes do previsto. Segundo a Secretaria de Saúde, "alguns locais estão vazios porque a maioria da população alvo já foi vacinada. As doses remanescentes podem ser remanejadas para locais com alta demanda ou para a rede de frios central", diz a nota, enviada pela assessoria de imprensa.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação