O Noroeste será o primeiro bairro do Distrito Federal a ter lixeiras subterrâneas. A iniciativa é um dos próximos investimentos da Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap) no setor. Ao total, serão instalados 40 coletores na região, destinados a receber resíduos orgânicos e secos. A previsão da Terracap é que as obras se iniciem nos próximos dias.
O presidente da Associação dos Moradores do Noroeste, Antonio Custódio Neto, conta que a ação é uma iniciativa da entidade que estava em negociação há pelo menos 5 anos. “Em 2015, levamos a ideia das lixeiras subterrâneas para a Terracap, como forma de compensação pelo sistema de coleta de lixo a vácuo que não foi instalado, pelo projeto inicial do bairro”, relata.
Antonio conta que o projeto também precisa da colaboração do Serviço de Limpeza Urbano (SLU). “O sistema necessita de caminhões que tenham um braço mecânico para pegar o contêiner no fundo”, diz.
Apesar da burocracia, o representante dos moradores diz que o sentimento geral é de alegria. “Estamos todos felizes. Realmente, é uma entrega que vai levar o Noroeste para um outro nível nesse aspecto, mas como estamos esperando há tanto tempo, a alegria ficou um pouco sufocada pela espera”, afirma.
O empresário Felipe Martins Severo de Almeida, 35 anos, morador do Noroeste, foi um dos que comemorou a novidade. “Morei em Portugal um tempo e eles adotam esse mesmo sistema nas cidades. Realmente, a capacidade é muito maior, evita que o lixo seja espalhado com facilidade e a coleta demora um pouco mais para ser feita porque comporta mais lixo e não tem necessidade de passar toda hora para recolher e correr o risco de mau cheiro e ficar transbordando”, diz.
Como funciona
O recipiente funciona como uma grande lixeira instalada abaixo do nível do chão. Para tanto, será realizada a escavação de cavas para a implantação dos coletores. Cada contêiner terá a capacidade de armazenamento de 3 mil litros de resíduos.
As lixeiras subterrâneas possuem benefícios para a população e ao meio ambiente. A não exposição do lixo evita a proliferação de pragas e bactérias, poluição visual e redução de mau cheiro. Além disso, ajuda a diminuir a frequência de coleta, pois os contêineres possuem volume maior do que os depósitos de lixo utilizados atualmente.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.