Benefício

Prazo de validade da Carteira da Pessoa idosa é prorrogado para julho

O prazo foi estendido para aqueles que têm o documento vencido ou prestes a vencer. A renovação é feita pela internet ou pelo 156

Correio Braziliense
postado em 05/02/2021 18:26
A intenção é que os idosos não precisem se deslocar até o Cras -  (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)
A intenção é que os idosos não precisem se deslocar até o Cras - (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)

A Carteira da Pessoa Idosa, voltada para pessoas acima de 60 anos inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais e com renda individual mensal de até dois salários mínimos, teve sua validade prorrogada para julho. O prazo estendido vale para as pessoas que estão com o documento vencido ou prestes a vencer. A renovação pode ser feita pela internet no site www.carteiraidoso.cidadania.gov.br

Desde janeiro, para facilitar o acesso de quem precisa desse benefício, ficou estabelecido que não há mais a necessidade de ir ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras). O processo pode ser feito por um computador, tablet ou até mesmo no celular. 

A decisão foi publicada na Resolução n° 1, de 28 de janeiro de 2021, do Diário Oficial da União. “Em meio a uma pandemia, é importante evitar a exposição desse público. Essa notícia chega justamente para preservar o isolamento social desse grupo de risco, enquanto a vacinação está em fase de conclusão”, destaca a secretária de Desenvolvimento Social, Mayara Noronha Rocha. “Além disso, possibilita a ampliação do acesso ao benefício”, completa a gestora.

Em 2020, o Governo do Distrito Federal (GDF) emitiu 579 Carteiras da Pessoa Idosa. Em comparação ao documento físico, alguns campos mudaram no novo modelo digital. O órgão expedidor no documento passa a ser o Ministério da Cidadania. Foram retirados os campos da foto do beneficiário e o espaço da assinatura e da matrícula da pessoa responsável pela emissão da carteira. Também não há mais necessidade de apresentação de comprovante de renda.

Com o novo sistema, o documento poderá ser apresentado na forma digital, pela tela do celular, por exemplo, pois já tem verificação de QR Code para validação junto às empresas de transporte. A Carteira da Pessoa Idosa possibilita o acesso a vagas gratuitas e desconto de, no mínimo, 50% no valor das passagens interestaduais, nos termos do art. 40 da Lei 10.741, de 1º de outubro de 2003, conhecida como Estatuto da Pessoa Idosa.

O idoso que tenha dificuldade de acesso à internet pode entrar em contato pelo disque 156 e solicitar um atendimento junto ao Cras. Nessas unidades também pode ser emitida declaração provisória específica de beneficiário, quando a pessoa idosa tem urgência em viajar, mas sua carteirinha ainda não foi emitida por questões de sistema.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação