PANDEMIA

Lojas de produtos carnavalescos do DF amargam prejuízos

Lojas de produtos carnavalescos viram as vendas minguarem com o cancelamento da festividade, em função da pandemia. Empreendedores buscam alternativas para reduzir as perdas

» JÉSSICA MOURA
postado em 06/02/2021 06:00
 (crédito:  Ana Rayssa/CB/D.A Press)
(crédito: Ana Rayssa/CB/D.A Press)

Fosse em um mundo sem pandemia do novo coronavírus, já seria hora de colocar o bloco na rua para celebrar o carnaval. Contudo, diante da crise sanitária, as festividades foram canceladas no Distrito Federal. Com isso, pequenos negócios e marcas, que contavam com a data para aumentar as vendas de produtos relacionados à festa, viram o faturamento cair drasticamente sem as comemorações.

Na Casa e Festa, localizada no Taguacenter, em Taguatinga, o tombo foi de 50% nos lucros. A gerente Simone Fernandes conta que a filial do Gama foi fechada e os funcionários foram remanejados para as outras unidades. Com isso, ao contrário dos anos anteriores, quando os corredores ficavam cheios de clientes, funcionários e purpurina, o movimento está bem mais fraco.

“A pandemia afetou muito o comércio”, ressalta. Os estoques de acessórios, adereços e itens de decoração começavam a ser repostos ainda em novembro, mas, em 2020, isso não ocorreu. “Neste ano, a gente começou em janeiro a comprar produtos e enviar pedidos”, explica a gerente.

Como os foliões não estão indo às lojas, uma das alternativas foi investir no comércio pelas redes sociais. É o que fez Marcelo dos Santos, gerente do Armarinho Novidade, em Taguatinga. Nos anos passados, a loja costumava ficar lotada de clientes ávidos por confete, serpentina, máscaras e adereços. Também eram atendidos pedidos de escolas e de carnavalescos. “Era uma época boa, tinha um impacto nas vendas, com um aumento de 30%. Mas este ano foi totalmente diferente, não fiz aquisição de estoque”, diz Santos. O gerente calcula um prejuízo de 70%. “Agora, a gente focou mais nos produtos de artesanato e decoração de casa”, conta.

Segundo o presidente do Sindicato do Comércio Varejista (Sindvarejista), Edson Castro, no ano passado, as vendas no carnaval tiveram uma variação positiva de 4%. “O comércio está sofrendo porque não tem carnaval e muita gente não vai comprar nada”. A Secretaria de Cultura informou que, em 2020, foram investidos R$ 4 milhões na festividade. Neste ano, não haverá valores empenhados.

Até mesmo as marcas que já atuavam no ambiente virtual sofrem com a falta da festa. A designer Luciana Lobato, da Conspiração Libertina, costumava dedicar, de novembro a março, até 16 horas de trabalho para o comércio de itens carnavalescos. “Agora, não tem nada disso. A gente dá essa atenção por meia hora por dia. Tive de me esforçar para ter outra fonte de renda com trabalhos freelancer”, conta.

O faturamento com o carnaval era 20 vezes maior do que no restante do ano e garantiria o sustento ao longo de todo o primeiro semestre. A solução foi investir em outros itens, como ilustrações, pôsteres e ímãs. “As pessoas começaram a olhar mais para suas casas, para deixar o ambiente agradável. Optamos por divulgar esses produtos”, explica.

Carnaval diferente
A aposentada Mercês Parente, 69 anos, é frequentadora dos carnavais da cidade desde criança, mas, em 2021, a comemoração será diferente. “Festa na minha casa não terá. Sou do grupo de risco”, conta. Para a data não passar em branco, ela e a família pretendem percorrer o antigo itinerário feito pelos bloquinhos de rua no Plano Piloto. “Vamos nos montar com adereços e sair andando sozinhas. O dinheiro está curto na pandemia, ninguém está pensando em consumir. Sinto pela economia do carnaval, mas respeito o outro e quero viver”, complementa.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Bloco Aparelhinho fará folia virtual na segunda de carnaval

 (crédito: Ana Rayssa/CB/D.A Press)
crédito: Ana Rayssa/CB/D.A Press

Em outubro, o governador Ibaneis Rocha (MDB) decidiu não subsidiar as festas de carnaval na cidade. As escolas de samba não vão desfilar, e blocos de rua anunciam eventos virtuais para os brasilienses curtirem em casa. É o caso do Aparelhinho, que decidiu “sair” on-line em comemoração aos 10 anos de desfiles carnavalescos na capital. Seguindo a tradição, o bloco se apresentará na segunda de carnaval, dia 16, a partir das 16h.

“Se as circunstâncias não deixam a gente se juntar, vamos curtir uma experiência única no conforto do lar, cada um com sua bolha, em total segurança, com os DJs que, há 10 anos, agitam o carnaval de rua de Brasília e convidades (sic) incríveis”, descreve o material de divulgação.

Em substituição ao Setor Comercial Sul, desta vez o evento será transmitido pela plataforma Zoom, diretamente de um espaço cedido pela Rádio Cafuné, e terá oito horas de duração. Além disso, contará com uma rifa, no valor de R$ 18, que contemplará vários prêmios que serão divulgados no decorrer do mês.

“Nos próximos dias vamos anunciar quais serão os prêmios pra você ter ideia da qualidade e da quantidade de coisas maravilhosas que você pode ganhar ao dar o seu apoio”, continua o texto publicado no Instagram do bloco. A programação completa do evento ainda não foi divulgada.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação