Doação de Sangue

Doação de sangue: Hemocentro precisa dos tipos O- e A-

Estoques atingiram níveis críticos. Doadores desses tipos sanguíneos têm senha preferencial

Correio Braziliense
postado em 08/02/2021 10:07 / atualizado em 08/02/2021 10:07
A pandemia acabou por reduzir a quantidade de voluntários para doação de sangue -  (crédito: Rovena Rosa/Agência Brasil)
A pandemia acabou por reduzir a quantidade de voluntários para doação de sangue - (crédito: Rovena Rosa/Agência Brasil)

A Fundação Hemocentro de Brasília precisa recompor os estoques de sangue O Negativo e A Negativo. Segundo o Hemocentro, os volumes de sangue de tipo negativo atingiram níveis críticos.

De acordo com o órgão, com a pandemia do novo coronavírus, as doações de sangue têm sofrido uma queda, sobretudo desde as últimas semanas do ano. No entanto, a demanda por transfusões aumentou com a retomada das cirurgias eletivas. A fundação trabalha com estoques estratégicos para abastecer a rede de saúde de dois a sete dias, caso não haja doações em determinada semana.

Durante a crise sanitária, para evitar aglomerações, é preciso agendar um horário pelo site para fazer as doações. Outra opção é o número 160. Mas, para os doadores de O Negativo, o agendamento é dispensado de segunda a quinta-feira. Para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 51 kg e estar saudável.

Além disso, o Hemocentro especifica que, para doar sangue, é proibido ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes da doação ou fumar nas 2 horas anteriores ao horário da colheita. Outro alerta é que não é necessário fazer jejum. Contudo, a recomendação é para se evitar alimentos gordurosos. Quem recebeu a vacina da CoronaVac precisa esperar dois dias para doar sangue, e quem recebeu Covishield (Oxford/AstraZeneca) tem de aguardar sete dias para fazer a doação, segundo a recomendação do Ministério da Saúde.



Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação