PANDEMIA

Idosos do DF tiveram covid-19 quase três vezes mais do que o restante do país

Pesquisa do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) revelou que 6% da população acima dos 60 anos teve covid-19 na capital federal. Média nacional ficou em 2,5%

Luana Patriolino
postado em 09/02/2021 23:51 / atualizado em 10/02/2021 00:38
 (crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
(crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

A população idosa do Distrito Federal foi uma das mais impactadas pela pandemia do novo coronavírus. De acordo com pesquisa divulgada pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). O levantamento, que analisou o perfil das pessoas com 60 anos ou mais, verificou que 6% dos idosos do DF testaram positivo para covid-19. O percentual é quase três vezes maior que o do resto do país, onde a média ficou em 2,5%.

De acordo com o estudo, existem 37,7 milhões de pessoas com mais de 60 anos em todo o Brasil. No Distrito Federal, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) calcula que vivem 303 mil idosos. A pesquisa do Dieese mostrou que 17,9% desse grupo ainda trabalha, no DF. O número ficou um pouco abaixo da média do resto do país (18,5%).

Cerca de 72% dos idosos brasilienses contribuem com metade ou mais da metade da renda do domicílio em que moram. O estudo também identificou que 88% desse grupo moram com outras pessoas e 21% estão em domicílios que recebem auxílio emergencial.

Os idosos do DF também ficaram acima da média em relação à contratação de planos de saúde. Os dados indicam que 42% deles têm acesso a esse serviço, enquanto, no restante do Brasil, essa taxa é de 32%.

Em crescimento

Pelas projeções do IBGE, a população idosa em Brasília pode chegar a 565 mil, em 2030. O dado faz parte do estudo Retratos sociais 2018 — A população idosa no Distrito Federal, divulgado pela Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan), com base na Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (Pdad) do ano passado.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação