Obituário

Professor da UnB, Miroslav Milovic morre por complicações da covid-19

Natural da Iugoslávia, Miroslav era professor do departamento de Direito e do programa de pós-graduação em Metafísica da Universidade de Brasília

Cibele Moreira
postado em 11/02/2021 14:30 / atualizado em 11/02/2021 18:39
Elegância e coragem intelectual eram atributos do professor Miroslav -  (crédito: Reprodução/redes sociais )
Elegância e coragem intelectual eram atributos do professor Miroslav - (crédito: Reprodução/redes sociais )

Professor do departamento de Direito e do programa de pós-graduação em Metafísica da Universidade de Brasília (UnB), Miroslav Milovic morreu, nesta quinta-feira (11/2), aos 65 anos, em decorrência a covid-19. Ainda não há informações sobre o velório do professor, uma vez que o traslado do corpo, que está no Recife, precisa ser feito. O comunicado do falecimento foi feito pela professora da Faculdade de Direito, Claudia Roesler.

"Infelizmente hoje eu passo para deixar uma notícia muito triste. Nosso colega da Faculdade de Direito, Prof. Miroslav Milovic, faleceu nessa manhã, vítima de complicações decorrentes da covid. Ele foi um professor muito importante para a construção não apenas da graduação, mas da pós-graduação da Faculdade de Direito, tendo participado do projeto de mestrado e doutorado desde o seu início. Fica aqui a nossa homenagem ao seu legado, nossos sentimentos à família e aos amigos mais próximos e nosso alerta para que continuemos nos cuidando”, comunicou Claudia, aos colegas, alunos e ex-alunos da universidade. 

O advogado e ex-aluno de Miroslav, Bruno Henrique Moura, 24, relembra com carinho das aulas de metafísica. "Ele (Miroslav Milovic) era de uma pureza e elegância. Nunca perdia a paciência nas aulas, parecia um monge budista. Uma das mentes mais brilhantes que eu conheci", destaca Bruno, que estudou com Milovic em 2016 e lembra como se fosse ontem dos ensinamentos do docente. 

Colegas da universidade prestaram homenagem ao docente. "A pandemia levou um dos melhores filósofos e intelectuais da UnB. Deixa dois filhos, Lia e Níkola, e muita saudades em todos nós. Um dos últimos artigos de Miro, Pandemia como História nos lembra mais uma vez da coragem intelectual e da fineza filosófica dele”, ressalta professores da faculdade de direito.

Confira a nota oficial da Faculdade de Direito na íntegra: 

A Direção da Faculdade de Direito, com pesar, informa e lamenta o falecimento do seu Professor Miroslav Milovic. O Professor Miroslav nasceu na Iugoslávia, em 1955, tendo concluído o doutorado em filosofia na Universidade de Frankfurt em 1987 e o doutorado do Estado na Universidade Sorbonne, Paris IV, em 1990. Foi professor de filosofia na Iugoslávia, Turquia, Espanha e Japão, e no Brasil, lecionando atualmente na Universidade de Brasília, como professor Titular da Faculdade de Direito. Condoídos pela inesperada perda, manifestamos sentimentos de solidariedade, especialmente aos seus familiares, na superação desse difícil momento. A Faculdade de Direito está oficialmente em luto por 3 dias pela perda do querido professor.


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação