Regularização

Proposta visa facilitar regularização de 5 mil templos religiosos

Projeto de Lei Complementar foi encaminhado pelo governo do Distrito Federal à Câmara Legislativa

Jéssica Moura
postado em 12/02/2021 10:15 / atualizado em 12/02/2021 10:21
Templos podem ser beneficiados com flexibilização nas regras -  (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)
Templos podem ser beneficiados com flexibilização nas regras - (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)

Para facilitar a regularização fundiária de templos religiosos construídos em terrenos públicos da Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap) ou do próprio Distrito Federal, o governador Ibaneis Rocha (MDB) protocolou na Câmara Legislativa (CLDF) um projeto de lei completar que foi lido nessa quinta-feira (11/2) no plenário da Casa.

A estimativa do governo é que cerca de 5 mil templos podem ser beneficiados com a flexibilização nas regras, se aprovadas. Isso porque o texto prevê um novo marco temporal para a regularização: ao invés de abranger as construções edificadas até 31 de dezembro de 2006, o GDF propõe uma ampliação desse prazo para 22 de dezembro de 2016 para os templos que continuam em funcionamento.

Outro ponto diz respeito à tributação: o projeto quer substituir o reajuste de preço sobre as taxas mensais de concessão ou venda dos terrenos vinculado ao IGPM pela correção referente ao IPCA (inflação), o que incidiria sobre os contratos firmados entre as instituições e entidades religiosas com a Terracap. Essa mudança amortizaria a cobrança. Enquanto o IGPM foi de 23,14% em 2020, a inflação foi de 4,51%.

Para virar lei, o projeto precisa ser apreciado e aprovado pela maioria absoluta dos deputados na Câmara Legislativa em plenário, em duas votações. Como a CLDF tem 24 representantes, o texto precisa do apoio de 13 parlamentares para passar. Em seguida, segue para sanção (ou veto) do governador.




Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação