Obituário

Morre, aos 102 anos, Zuíla Miranda, pioneira de Brasília

Zuíla morreu nesta sexta-feira (12/2) às vésperas de completar 103 anos. Zuíla chegou em Brasília no final de 1958 para acompanhar o marido, Raul Miranda, engenheiro convocado por Israel Pinheiro para a construção da capital

Correio Braziliense
postado em 12/02/2021 13:58 / atualizado em 12/02/2021 14:09
 (crédito: Imagens cedidas ao Correio )
(crédito: Imagens cedidas ao Correio )

Morreu, nesta sexta-feira (12/2), uma pioneira de Brasília, a poeta Zuíla Miranda, aos 102 anos.  Ela deixa duas filhas, a escritora e poeta Ana Miranda e a compositora e artista Marluí Miranda. 

Zuíla chegou em Brasília no final de 1958 para acompanhar o marido, Raul Miranda, engenheiro convocado por Israel Pinheiro para a  construção da capital federal. Zuíla participou da inauguração da cidade, em 1960. 

Nascida em 17 de fevereiro de 1918, Zuíla morou com o marido e as filhas na quadra 709 da Asa Sul. Ana Miranda costuma dizer que a família vivia entre os operários. “Bem crianças, eu tinha uns 7 anos, passeávamos nos tratores, subíamos na boleia de caminhões, jogávamos dominó com eles. Bastava um caminhão parar e a criançada escalava a carroceria até o alto das areias que seriam derramadas no chão”.

Os 102 anos de dona Zuíla foram comemorados dia 17 de fevereiro do ano passado. Segundo convidados, ela estava lúcida e presente, cantou e declamou poesias.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação