FEMINICÍDIO

Morta a facadas pelo ex

DF registrou ontem duas ocorrências de violência contra a mulher. Em uma delas, a vítima não resistiu ao ataque do ex, que a atingiu 30 vezes com golpe de arma branca no meio da rua, em Taguatinga. Em Santa Maria, adolescente grávida foi agredida

Correio BrazilienseANA ISABEL MANSUR
postado em 13/02/2021 22:16

A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) registrou ao menos duas ocorrências de violência contra a mulher ontem no Distrito Federal. O curto espaço entre os dois casos, um feminicídio e uma tentativa, mostram a face mais cruel da discriminação de gênero. No caso mais grave, em plena luz do dia e no meio da QND 52, em Taguatinga, um homem matou a ex-companheira a facadas. O criminoso foi cercado por pessoas que estavam no local até ser preso, em flagrante, pela polícia. Ele acertou cerca de 30 facadas na vítima.

Segundo informações da PMDF, o casal estava separado há cerca de um mês. Eles tinham dois filhos juntos, um adolescente de 18 anos e uma criança de 2. O Grupo Tático Operacional do 2º Batalhão (Gtop 22) recebeu denúncia de que um homem, de 40 anos, havia agredido uma mulher a facadas. A equipe chegou ao local instantes após o crime e encontrou a vítima, de 36 anos, caída no chão. O suspeito foi levado à 17ª Delegacia de Polícia (Taguatinga Norte) para registro da ocorrência e preso. Até o fechamento desta edição, não havia detalhes sobre a motivação do feminicídio.

Agredida em matagal
Também na tarde de ontem, ema adolescente de 17 anos, gestante, foi vítima de tentativa de feminicídio pelo ex-namorado. O homem foi preso em flagrante agredindo a ex-companheira em um matagal, próximo à Vila Olímpica de Santa Maria. Ela afirmou à Polícia Militar que está grávida do atual companheiro.

Policiais do 26º Batalhão atenderam a ocorrência após denúncia de que um homem havia sido visto arrastando uma jovem para um matagal atrás da Vila Olímpica. Quando percebeu a chegada da viatura, o suspeito tentou disfarçar e dar a impressão de que tudo estava bem, abraçou a vítima. A adolescente estava aos prantos e os policiais perceberam que o cabelo dela estava cortado e que havia arranhões pelo corpo da vítima, por isso, intervieram.

À PM, a vítima informou que o agressor era seu ex-namorado e ameaçou matá-la a pedradas. Os policiais foram até a casa dela, encontraram a tesoura usada no crime e uma porção de cocaína pertencente ao acusado, que foi preso. A ocorrência foi registrada na 20ª Delegacia de Polícia (Gama).

Números da Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP-DF) mostram que foram 17 feminicídios em 2020 na capital federal. O valor foi 47% inferior aos crimes de 2019, quando foram registrados 32 assassinatos contra mulheres.

Em relação às tentativas de feminicídio, os números de 2020 também diminuíram em relação aos dados do ano anterior. No ano passado, foram 60 ocorrências, contra 89 registradas em 2019.
Do total de 17 feminicídios de 2020, quatro ocorreram em Ceilândia, a região administrativa com maior registro de crimes do tipo. Em 2019, a maior ocorrência de feminicídios foi no Plano Piloto.
Quanto às tentativas de feminicídio, Santa Maria lidera a lista de 2020: foram oito crimes. No ano anterior, Samambaia encabeçou o registro das ocorrências, com 12 tentativas de feminicídio.

» Onde pedir ajuda

Ouvidoria do MPDFT
Telefones: 0800 644 9500 ou 127, das 8h às 19h
Clique aqui para acessar o formulário eletrônico

Promotorias de Justiça
Clique aqui para ver os contatos das promotorias de Justiça
nas cidades

Centros Especializados de Atendimento à Mulher (CEAMs)
Unidades: Planaltina, Ceilândia e 102 Sul

Centros Especializados de Atenção às Pessoas em Situação de Violência (Cepavs)
Unidades: nos hospitais regionais ou policlínicas

Central de Atendimento à Mulher em Situação de Violência — Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República
Telefone: 180 (disque-denúncia)

Delegacia Especial de Atendimento à Mulher
(Deam)
Entrequadra 204/205 Sul —
Asa Sul(61) 3207-6172

Disque 100 — Ministério dos Direitos Humanos
Telefone: 100


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação