SAÚDE

Covid-19: pacientes acamados são atendidos no clima de carnaval

Pacientes do Núcleo Regional de Atendimento Domiciliar (Nrad) da Região de Saúde Centro-Sul receberam a visita da equipe multiprofissional ao som de marchinhas de carnaval

Correio Braziliense
postado em 15/02/2021 15:05 / atualizado em 15/02/2021 17:14
Pacientes do Nrad receberam a visita da equipe profissional de forma diferente -  (crédito: Divulgação)
Pacientes do Nrad receberam a visita da equipe profissional de forma diferente - (crédito: Divulgação)

Pacientes do Núcleo Regional de Atendimento Domiciliar (Nrad) da Região de Saúde Centro-Sul receberam a visita da equipe multiprofissional nesta segunda-feira (15/2) para realizar atendimentos de rotina. Porém, os profissionais decidiram inovar, se fantasiaram e realizaram as visitas ao som de marchinhas de carnaval. Durante toda a manhã, a equipe do Nrad visitou sete residências. 

"O Nrad da Região Centro-Sul sempre faz visitas temáticas em datas comemorativas, e não poderia ser diferente com o carnaval. Essas ações trazem alegria e leveza aos pacientes e familiares que enfrentam a difícil tarefa de lidar com doenças crônicas diariamente", explica a superintendente da Região de Saúde Centro-Sul, Flávia Costa.

A leveza citada pela superintendente foi o que sentiu a família de Luiz Antônio Pena Martins, de 25 anos. O morador do Guará tem paralisia cerebral e é atendido pela equipe desde 2015. Desde que começou a receber atendimento em casa, nunca mais precisou ser internado em hospital.

"Eu amei, muito lindo, gostei. Porque com esse momento de dificuldade que a gente está passando, eu amei a visita de vocês", declara a mãe de Luiz Antônio, Vicentina de Fátima Pena.

Quem também recebeu a equipe de "foliões da saúde" foi André Silva Junior, de 60 anos, portador da síndrome de Arnold Chiari e de hidrocefalia. Ele é atendido pelo Nrad desde dezembro de 2017. A visita temática embalou toda a família.

"Nosso objetivo é levar mais alegria aos pacientes e seus cuidadores durante o atendimento domiciliar. Carinho e cuidado em todos os momentos", destaca a médica responsável pela equipe do Nrad Guará, Michelle Lopes. A equipe é formada por 19 profissionais (médicas, enfermeiras, fisioterapeutas, fonoaudióloga, psicólogo, técnicas de enfermagem, motorista e administrativos).

Michelle ressalta que o atendimento do Nrad é inclusivo. "Atendemos também os cuidadores no Programa Cuidando de Quem Cuida, porque muitas vezes são pessoas que necessitam de atendimento médico, fisioterapia e psicologia, mas não podem sair de casa. Então levamos o atendimento até eles".

  • Pacientes receberam as visitas da equipe de saúde nesta segunda-feira (15)
    Pacientes receberam as visitas da equipe de saúde nesta segunda-feira (15) Divulgação
  • Pacientes receberam as visitas da equipe de saúde nesta segunda-feira (15)
    Pacientes receberam as visitas da equipe de saúde nesta segunda-feira (15) Divulgação
  • Pacientes receberam as visitas da equipe de saúde nesta segunda-feira (15)
    Pacientes receberam as visitas da equipe de saúde nesta segunda-feira (15) Divulgação
  • Pacientes do Nrad receberam a visita da equipe profissional de forma diferente
    Pacientes do Nrad receberam a visita da equipe profissional de forma diferente Divulgação

Vacinação

Entre os cuidados profissionais que a equipe leva até a casa dos pacientes, a vacinação contra a Covid-19 também faz parte dessa linha de cuidados, uma vez que para este público a vacinação começou em 26 de janeiro. Já receberam a primeira dose da vacina que previne à covid-19 todos os 180 pacientes e cuidadores assistidos pela Região Centro-Sul.

A Região Centro-Sul engloba o Guará, Cidade Estrutural, SIA, SCIA, Candangolândia, Park Way, Núcleo Bandeirante, Riacho Fundo I e Riacho Fundo II.

Com informações da Agência Brasília 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação