Coronavírus

Secretaria de Saúde do DF retoma vacinação contra a covid-19 nesta quarta

Campanha será retomada após pausa para o feriado prolongado. Expectativa da Secretaria de Saúde é continuar a aplicação sem interrupções até 22 de fevereiro e receber, no dia seguinte, mais 100 mil doses, mas isso depende repasse do ministério

Cibele Moreira
Samara Schwingel
postado em 16/02/2021 06:00
Podem se vacinar nos postos de saúde e em drive-thru idosos com mais de 79 anos. Profissionais de saúde também foram contemplados na 1ª fase -  (crédito: Ana Rayssa/CB/D.A Press)
Podem se vacinar nos postos de saúde e em drive-thru idosos com mais de 79 anos. Profissionais de saúde também foram contemplados na 1ª fase - (crédito: Ana Rayssa/CB/D.A Press)

Pausada durante o feriado prolongado de carnaval, a campanha de vacinação contra a covid-19 no Distrito Federal será retomada na quarta-feira (17/2), a partir das 14h, nas unidades básicas de saúde (UBSs) e nos pontos de drive-thru, para idosos com mais de 79 anos. Porém, fontes da Secretaria de Saúde (SES-DF) ouvidas pelo Correio relatam preocupação com o andamento da imunização. A expectativa é de que grande parte das doses disponíveis sejam aplicadas no atual grupo prioritário até 22 de fevereiro. O prosseguimento depende do envio de mais 100 mil doses, prometidas pelo Ministério da Saúde para 23 de fevereiro.

Caso o recebimento seja confirmado, a pasta deve ampliar a vacinação, inicialmente, para pessoas entre 75 e 78 anos. No entanto, se o ministério adiar o prazo, a vacinação contra covid-19 no DF corre o risco de ser interrompida, como ocorreu em outras unidades da Federação. Para o professor de infectologia da Universidade Católica de Brasília (UCB) Leandro Machado, uma suspensão no processo pode acarretar no aumento de casos da covid-19. “Ainda temos poucas pessoas vacinadas, ou seja, estamos longe da imunidade de rebanho. Por isso, se interrompermos a vacinação, voltamos para o estado em que estávamos antes”, diz.

Leandro ainda afirma que a distribuição das atuais doses deve ser algo pensado com cuidado, já que as vacinas precisam de aplicação dupla para gerarem imunidade. “Neste momento, garantir a segunda dose para quem já recebeu a primeira é mais importante que ampliar o público-alvo”, completa o infectologista.

Segundo balanço feito pela reportagem, com base nos dados da SES-DF, há cerca de 46 mil doses disponíveis na Rede Central de Frio, porém a maioria reservada para a aplicação da segunda dose nas pessoas que receberam a primeira leva da vacina — profissionais de saúde, idosos com 79 anos ou mais, indígenas aldeados, pessoas com deficiência institucionalizadas e pacientes inscritos no Núcleo de Atenção Domiciliar (Nrad) ou idosos com mais de 60 anos que vivem em instituições de longa permanência. Essas doses serão distribuídas para as regiões de saúde de acordo com a demanda e necessidade de cada uma. Ao todo, a Saúde recebeu 204.060 doses e 154.930 para as regionais. Mais de 111 mil primeiras doses foram aplicadas na capital federal.

Futuro

Apesar da atual preocupação entre os gestores da pasta, há esperança de um cenário melhor para o segundo semestre de 2021. Com o recebimento do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) para a produção de vacinas contra o novo coronavírus, o país terá condições de fabricar cerca de 1 milhão de doses por dia, o que seria suficiente para manter a vacinação sem interrupções.

O professor Leandro Machado acredita que atingir este nível de produção é possível, mas alerta para a necessidade de não se apegar ao futuro. “Até que isto seja uma realidade, precisamos investir na prevenção. O uso de máscaras, álcool em gel e distanciamento social são essenciais. Não podemos apenas aceitar as mortes e internações de agora porque acreditamos que, no segundo semestre, estaremos melhor. Temos que nos prevenir”, frisa.

Na segunda-feira (15/2), o DF chegou a 285.576 mil infectados pela covid-19 e 4.697 mortes pela doença, sendo que 738 casos e nove óbitos foram registrados nas últimas 24 horas. A ocupação de leitos de unidades de terapia intensiva (UTIs) exclusivos para a doença está em 84%.

Nova cepa

A nova variante do novo coronavírus, encontrada em duas cidades do Entorno do DF, preocupa especialistas. A infectologista Joana D'arc Gonçalves explica que a mutação tem características que a tornam mais transmissível. “A variante notificada no Entorno é a mesma encontrada no Reino Unido e em mais de 62 países da Europa, a B1.1.7. Apesar de ser ruim ela estar no nosso país, ao menos não tem mutações responsáveis pelo escape imunológico e a falha vacinal que ocorreu na África do Sul”, pontua.

A infectologista também ressalta que é necessário redobrar a atenção com relação a vigilância e controle. “Afinal, as vacinas que temos disponíveis foram baseadas no vírus selvagem, e essas variantes podem ser prejudiciais ao programa de imunização e tratamento da doença”, diz.

Colaborou Edis Henrique Peres

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Aglomeração em Valparaíso

 (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)
crédito: Ed Alves/CB/D.A Press

Em meio à confirmação de casos da variante britânica da covid-19 em Valparaíso de Goiás, a sede da Secretaria Municipal de Saúde amanheceu com longa fila e aglomeração, na segunda-feira (15/2). A grande movimentação ocorreu em razão da entrega de documentação de servidores para trabalhar em diversas áreas da Saúde. O Correio esteve no local por volta das 11h e presenciou o grande número de pessoas aguardando o atendimento e sem manter o distanciamento social.

Com bebê de colo, Vanessa Lima, 30 anos, reclamou da falta de organização. “Não há atendimento preferencial e se eu não tivesse reclamado também não haveria senha”, afirma. Ela chegou às 9h30 e às 12h não tinha sido chamada para a entrega dos documentos para exercer o cargo de assistente social. Outra mulher, que preferiu não se identificar, informou que, no começo da manhã, a fila estava dando volta na quadra. “Teve gente que chegou aqui às 4h”, relata.

A reportagem tentou contato com a Secretaria Municipal de Saúde e com a Prefeitura de Valparaíso, por telefone e por e-mail, mas não obteve retorno até o fechamento desta edição.

Apesar da aglomeração na sede da Secretaria Municipal de Saúde, o município de Valparaíso registrou pouco movimento nas ruas no último domingo (14/2) e nesta segunda-feira (15/2). Nas principais vias, o comércio estava fechado e poucas pessoas transitavam, algumas delas sem usar máscara. Por outro lado, o transporte público se manteve cheio, com algumas pessoas viajando em pé nos ônibus.

“Aqui em Valparaíso parece que nunca existiu pandemia, as mesas de bar sempre estão cheias, o comércio também fica lotado”, afirma Vanessa Lima. Ela se preocupa com os riscos de se infectar. “Só saio de casa quando é extremamente necessário.”

Controle de infecções

De acordo com dados da Secretaria de Estado de Saúde de Goiás (SES-GO) atualizados ontem, Valparaíso tem 8.778 casos confirmados da doença e 2.836 suspeitos. Ao todo, o município registrou 203 mortes desde o início da pandemia. Na última sexta-feira, a pasta informou a existência de casos com a variante do Reino Unido do coronavírus no território goiano. Os infectados com a nova cepa são moradores de Valparaíso e de Luziânia que relataram contato com parentes contaminados residentes na Inglaterra durante as festividades de fim do ano.

Em publicação oficial, a Secretaria Municipal de Saúde, com a SES-GO e a Regional de Saúde do Entorno Sul, ressaltou que vem monitorando e acompanhando esses pacientes infectados. “O município de Valparaíso de Goiás vem trabalhando diuturnamente desde o início da pandemia, encontra-se preparado para coleta de amostragem e recebe todo o apoio necessário neste momento”, destacou, em nota publicada no site da prefeitura.

A publicação ainda reforça orientações de prevenção a contágios pelo coronavírus, como ficar em casa quando estiver com sintomas respiratórios, higienizar frequentemente as mãos com água e sabão líquido por pelo menos 40 segundos, evitar contato próximo com pessoas doentes e não fazer aglomerações e transitar sem o uso de máscaras.

Carnaval não passou em branco

 (crédito: Divulgação/SES)
crédito: Divulgação/SES

Um dia antes do feriado de carnaval, pacientes do Núcleo Regional de Atendimento Domiciliar (Nrad) da região de saúde Centro-Sul receberam a visita da equipe multiprofissional de saúde para atendimentos de rotina. A diferença foi que os profissionais decidiram inovar. O grupo resolveu se fantasiar e realizar as visitas ao som de marchinhas de carnaval, para homenagear a data festiva. Durante toda a manhã, a equipe do Nrad visitou sete residências.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação