PANDEMIA

Covid-19: variante britânica é confirmada no DF, aponta levantamento da Fiocruz

Segundo dados da Fiocruz, a infecção pela cepa B.117 foi confirmada na capital federal. Entretanto, ainda não há mais informações sobre data da ocorrência, quantos casos foram identificados, nem local onde os infectados residem

Samara Schwingel
Maria Eduarda Cardim
postado em 16/02/2021 16:20 / atualizado em 16/02/2021 17:00

A infecção pela variante britânica da covid-19, a B.117, no Distrito Federal foi confirmada. Segundo o Correio apurou, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) identificou a linhagem em uma das 11 amostras de genomas do vírus enviadas à fundação. 

O dado está disponível no Demonstrativo de Linhagens e Genomas Sars-CoV-2. Entretanto, ainda não há mais informações sobre data da ocorrência, quantos casos foram identificados, nem local onde os infectados residem.

Os casos suspeitos de infecção por novas cepas do coronavírus na capital federal são enviados pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-DF) a institutos de referência, como é o caso da Fiocruz. Apenas após esta análise há a confirmação oficial.

A Secretaria de Saúde informou, por meio de nota, que a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep/SVS) e o Lacen-DF monitoram todos os casos de covid-19 registrados no DF. Até o presente momento, a pasta não recebeu devolutiva com confirmação de sequenciamento de variante da covid-19.

Confirmação também no Entorno

Na última sexta-feira (12/2), a variante britânica foi identifica em Luziânia (GO) e Valparaíso de Goiás, cidades que compõem o Entorno do DF. A cepa B.117 foi identificada pelas autoridades de saúde do Reino Unido em 14 de dezembro do ano passado e notificada em mais de 62 países. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), ela foi responsável por um aumento significativo da transmissibilidade, incidência, hospitalizações e pressão sobre o sistema de saúde desde a segunda metade do último mês de 2020.


Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE