Eixo capital

Ana Maria Campos
postado em 19/02/2021 21:52
 (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)
(crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)

6 x 2

Na bancada do DF, o placar pela manutenção da prisão do deputado Daniel Silveira (PSL-RJ) foi de 6 x 2. Os deputados Celina Leão (PP-DF), Érika Kokay (PT-DF), Flávia Arruda (PL-DF), Israel Batista (PV-DF), Júlio César (Republicanos-DF) e Luís Miranda (DEM-DF) votaram a favor da decisão do ministro Alexandre de Moraes, endossada por unanimidade pelos demais ministros do STF. Paula Belmonte (Cidadania-DF) e Bia Kicis (PSL-DF) defenderam a prerrogativa do colega de expressar a opinião. Ficou clara a articulação do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), para se livrar do problema com o deputado falastrão. Flávia Arruda, Celina, Luís Miranda e Júlio César votaram de acordo com a diretriz do Centrão. Érika Kokay e Professor Israel têm posição crítica em relação à postura muitas vezes trogloditas de deputados bolsonaristas. Paula Belmonte explicou que defenderia a imunidade parlamentar no que se refere à opinião. Para justificar seu voto, Bia Kicis citou parecer do jurista Ives Gandra, mas para ela seria difícil adotar outra posição. Ela mesma corre o risco de se ver na mesma posição que o colega do PSL pelas declarações que postou nas redes sociais contra ministros do STF. Bia já chamou o ex-decano do Supremo Celso de Mello de “juiz de merda”.

 

Irmãos na política

Uma boa dobradinha forte para as próximas eleições: os irmãos Valdir Oliveira e Chico Leite. Um majoritário e o outro proporcional. Um tem perfil empreendedor. O outro, ligado à Justiça e ética na política. Os dois estão fora da atividade partidária. Mas o tempo pode mudar isso.

 

Parcerias

A deputada Flávia Arruda (PL-DF) reuniu, ontem, prefeitos do Entorno com o secretário de Economia, André Clemente. Na linha do trabalho conjunto.

 

Metade do caminho

A Comissão de Orçamento e Finanças (CEOF) da Câmara Legislativa aprovou ontem a prorrogação até 31 de março do Programa de Incentivo à Regularização Fiscal (Refis 2020). A votação, em plenário, deve ocorrer na próxima semana.

 

Oposição na ativa

A oposição de Ibaneis Rocha (MDB) está em campo. Partidos de esquerda divulgaram nota, ontem, pedindo a abertura de investigação contra o chefe do Palácio do Buriti, por suposto favorecimento a advogados em sua gestão, tema de reportagem publicada ontem pela revista Crusoé. Assinam a nota os partidos: Rede Sustentabilidade, PCB, PCdoB, PSB, PSol, PT e UP. A oposição na Câmara Legislativa também se uniu para pedir a instalação de uma CPI para investigar o IGES-DF.

 

A pergunta que não quer calar….

A decisão da Câmara de manter Daniel Silveira no xadrez inibe outros parlamentares que sempre atacam o STF?

 

Só papos

"Já disse que me arrependi. E me arrependi, de fato. Não estou sendo demagogo ou hipócrita. Já solicitei aos pares a desculpa, a quem se sentiu ofendido. E também pedi desculpas a todo o povo brasileiro, que assim se sentiu ofendido"

Deputado Daniel Silveira (PSL-RJ), preso por ter xingado e ofendido ministros do STF


“Em 28 anos de MP, vi essa cena inúmeras vezes: valentões na hora do crime falam fino quando chega a hora do julgamento”

Wellington Saraiva, procurador Regional Eleitoral em Pernambuco

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação