Tome Nota

As informações para esta seção são publicadas gratuitamente. O material de divulgação deve ser enviado com informações completas do evento (inclusive data e preço), no mínimo cinco dias úteis antes de sua realização. Tel: 3214-1166 • e-mail: grita.df@dabr.com.br

Correio Braziliense
postado em 20/02/2021 22:48

Cursos

On-line
A Fundação Bradesco oferece diversos cursos gratuitos pela internet, com diferentes cargas horárias e em variadas áreas. Para se inscrever, basta acessar o site: www.ev.org.br.

Curso para YouTube
A escola de tecnologia codeBuddy disponibiliza o curso rápido YouTube, Câmera e Ação, para ajudar crianças e jovens a conhecer melhor a plataforma, bem como os recursos que ela oferece. As aulas ensinam sobre captação de imagem e som, iluminação, truques de edição de vídeo, entre outras técnicas. Além da produção de conteúdo, os alunos aprendem sobre navegação virtual consciente e dicas de segurança na internet. Inscrições: codebuddy.com.br/cursos/cursos-rapidos.

Inglês
A Casa Thomas Jefferson oferece aos estudantes uma nova opção de aprendizado. Por meio de aulas digitais, crianças e adolescentes de 3 a 14 anos podem ter contato com a língua inglesa no programa Bilingual Adventure. Crianças de 3 a 6 anos assistirão a aulas de uma hora e meia, e alunos de 7 a 14 anos terão encontros de duas horas. Tutores e interessados podem participar das reuniões informativas do programa, sempre às 19h, por meio da plataforma Zoom, 23 de fevereiro e 1º de março. Informações: thomas.org.br.

Cursos superiores
A Universidade Corporativa da Associação Brasileira de Advogados (Uniaba) abriu inscrições para três cursos superiores: gestão pública; gestão de recursos humanos; e recuperação judicial. A instituição de ensino, em Águas Claras, também disponibiliza opções de extensão em diferentes áreas do direito. É possível se inscrever para o vestibular agendado pelo site www.fac-ed.com. Informações: (61) 3328-2898, (61) 9 9635-3595 ou pelo e-mail contato@aba.adv.br.

Homeopatia
O Curso de Formação Terapeuta Homeopata segue com inscrições abertas. As aulas, que acontecem sempre no quarto sábado de cada mês, teve início em 23 de janeiro. Porém, como são gravadas, ainda há a possibilidade de os interessados ingressarem nos próximos encontros. Informações: 98502-2026 ou caminhosalternativos.org.

Liderança corporativa
A Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da FGV (FGV Ebape) está com processo seletivo aberto para um mestrado inovador no Brasil. O Master in Management (MiM) tem como foco recém-graduados de qualquer área de formação. As aulas são em inglês e a duração é de 15 meses.Os interessados podem se inscrever até 22 de fevereiro. Graduandos de qualquer área e alunos em fase de conclusão de curso poderão se inscrever no curso. Informações: www.fgv.br/ebape/mim.

Saúde e internet
O curso gratuito Saúde Física e Mental na Internet apresenta um panorama dos principais problemas causados pela rede a esses dois campos. As aulas apresentam estratégias para lidar com problemas na prática. Informações: bit.ly/3cE8UjJ.

Sommelier
A profissão de sommelier de vinhos — responsável por executar serviços especializados de vinhos em empresas, eventos gastronômicos, no ramo da hotelaria, em restaurantes, supermercados e enotecas — tem ganhado espaço no Brasil. Com foco nisso, a Del Vino Wine Academy oferece curso intensivo para quem deseja se profissionalizar na área. As aulas ocorrem entre 5 e 7 de março, na Logo Aceleradora, no Núcleo Bandeirante (SIBS, Quadra 2). As atividades contarão com nove módulos diferentes para capacitar os alunos. Inscrições: tinyurl.com/3y5f3byv.

Técnicos
O Instituto Madre Teresa trabalha na capacitação de jovens e adultos que desejam construir uma carreira com cursos técnicos. As opções são nas áreas de enfermagem, radiologia, segurança do trabalho, informática e em serviços jurídicos. Inscrições pelo site madreteresa.net.br ou pelo WhatsApp 61 9 9993-8117.

Transações imobiliárias
O Centro de Ensino Tecnológico de Brasília (Ceteb) promove curso técnico em transações imobiliárias. O pagamento pode ocorrer por meio de boleto bancário, com entrada mais seis parcelas. Informações: (61) 3352-6527, (61) 3218-8330 ou pelo WhatsApp (61) 9 8597-1252.

Outros

Cultura
O projeto Quilombo da Liberdade Live promoverá 10 eventos artísticos on-line até 6 de abril. As apresentações terão o grupo de capoeira Grito de Liberdade como anfitrião, para estabelecer diálogos com coletivos tradicionais de cultura popular e urbana do Distrito Federal, incluindo circo, folclore, dança, rap, reggae, hip-hop e outros segmentos que fazem intercâmbio com a história da cultura negra e da capoeira. Acompanhe pelo link: tinyurl.com/MestreCobra1.

Compreensão leitora
Visando acelerar a criatividade, compreensão e a criticidade dos leitores, a pedagoga e escritora Dinorá Couto Cançado promove oficinas personalizadas virtuais para crianças e adultos. A aprendizagem ocorre de forma individualizada, lúdica e, depois, compartilhada. O curso inclui certificado de 40 horas. Para se inscrever, é necessário comprar os seis livros do kit da autora. Informações: (61) 9 9970-1366.

Exposição
A 1ª Mostra de Arte 2021, na galeria do Sesc do Setor Comercial Sul (Quadra 2, Ed. Presidente Dutra), vai até 28 de fevereiro. A exibição inclui 19 gravuras de autoria de um dos mais conhecidos artistas contemporâneos da capital federal, Ralfe Braga. As obras, produzidas em diversos tamanhos e formatos, compreendem um período bem recente e de muita produtividade na vida do autor. Com entrada gratuita, a exposição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Todas as obras estarão à venda, pelo link da loja on-line: bit.ly/2Lkqa2i. Informações: (61) 9 8409-4642.

Graduação
O câmpus Brasília do Instituto Federal de Brasília (IFB) lançou processo seletivo para ingresso nos cursos superiores de tecnologia em gestão pública, tecnologia em sistemas para internet, licenciatura em dança e tecnologia em eventos, por meio da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019. As inscrições vão até 28 de fevereiro, por meio do Sistema de Processo Seletivo do IFB. O início das aulas está previsto para 1º de maio.

Oncologia
O webinar As Quatro Estratégias para Controle de Custos da Oncologia está com inscrições gratuitas pelo link: bit.ly/WebinarOHB. O evento ocorre em 24 fevereiro, a partir das 14h, e terá duração de uma hora. É destinado principalmente a operadoras, planos de saúde, gerentes operacionais e diretores médicos de todo o país, interessados em melhorar a administração.

Prêmio TJDFT
O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) está com inscrições abertas para o 1º Prêmio Ministro Cernicchiaro Concurso de Monografias, promovido por meio da Escola de Formação Judiciária. Com o tema Seja Protagonista da Inovação no Judiciário, a premiação visa estimular a apresentação de ideias e contribuições de profissionais do sistema de Justiça ou estudantes sobre os temas propostos, visando o desenvolvimento de soluções e pesquisas que possam gerar resultados positivos na prestação jurisdicional. As inscrições vão até 12 de março, pelo link: tinyurl.com/premiotjdft.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Destaques

Água

Para garantir água limpa e viabilidade econômica na produção agrícola para as próximas gerações, é necessário produzir alimentos regenerando o solo, o ciclo da água, a capacidade de maximizar fotossíntese e a biodiversidade. O curso Manejo Regenerativo da Água é teórico e prático e ocorre em três etapas modulares, na Fazenda Bella, no Distrito Federal. As duas primeiras fases vão até hoje. Informações: cutt.ly/Bj1Sv1J.


Audiovisual

A TV Cultura disponibiliza, pelo YouTube, uma série de palestras com grandes nomes do audiovisual. Especialistas em áreas relacionadas ao universo da comunicação, do jornalismo e da produção cinematográfica dividem com alunos e com o público em geral experiências profissionais e questões de interesse dos jovens. Todos os vídeos contam com tradução em Libras e uma versão com audiodescrição. Inscrições: bit.ly/36LtSIM.

Desligamentos programados de energia

ESTRUTURAL
Setor de Oficinas: Quadra 1, conjuntos 1 a 7; Quadra 7, conjs. 2, 3, 4, 5 (total), das 8h às 13h.

Grita geral

grita.df@dabr.com.br (cartas: SIG, Quadra 2, Lote 340 / CEP 70.610-901)

SANTA LUZIA
DESCASO COM A COMUNIDADE

O empresário Emanuell Henrique, 32 anos, morador de Águas Claras, procurou o Grita Geral para reclamar do descaso com a comunidade Santa Luzia, que fica na cidade da Estrutural, com aproximadamente 16 mil moradores. “Falta infraestrutura básica para as famílias que vivem ali, não por escolha, mas por uma necessidade. Ruas com esgoto a céu aberto, não tem coleta de lixo, falta energia elétrica adequada, água e muitas outras coisas”, ressaltou ele.

» A Secretaria de Obras informou que, por se tratar de ocupação irregular sem qualquer previsão de regularização até o presente momento, não há previsão de obras de infraestrutura para a comunidade Santa Luzia. A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) respondeu que o setor mencionado está sob um processo judicial de reintegração de posse, em que a companhia não é parte. “Por este motivo, a companhia fica impedida de fazer ligações regulares. No entanto, procuramos atender aos moradores com abastecimento feito com caminhão pipa coletivo, enquanto aguardamos novas possibilidades.” A Companhia Energética de Brasília (CEB) esclareceu que não tem autorização para fornecimento regular de energia elétrica pelo fato da comunidade ser uma área irregular. O Serviço de Limpeza Urbana (SLU) informou que, devido às ruas estreitas e de difícil acesso dos caminhões, disponibiliza nove papa-lixos em Santa Luzia para que a população possa depositar seu lixo doméstico para a coleta. “Os garis da varrição fazem a limpeza na região e recolhem os sacos de lixo que ficam espalhados.” A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), afirmou que a região de Santa Luzia não é passível de regularização.

 

ASA NORTE
CONTATO DIFÍCIL

O militar da reserva Reinaldo de Oliveira, 54 anos, procurou o Correio para reclamar sobre a dificuldade de contatar a Defesa Civil pelos telefones disponibilizados na internet. O morador da Asa Norte tentou falar com a subsecretaria em 16 de fevereiro para avisar sobre os problemas ocasionados pela chuva na região. “Eu tentei ligar para a Defesa Civil para informar sobre o risco de desabamento e simplesmente não foi possível. Os números que aparecem na internet e na própria página deles não funcionam. Além disso, o número certo de emergência não aparece nas páginas de pesquisa. A Defesa Civil tem que atualizar a página e colocar números que funcionem para que a população possa se comunicar em um momento de emergência”, pede o morador.

» A Subsecretaria do Sistema de Defesa Civil, vinculada à Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal, informou que os números para acionamento são 193 ou 199. Os telefones de emergência funcionam 24 horas por dia, todos os dias. “Caso o cidadão esteja em situação de emergência, como incêndio, acidente, entre outros, deve ligar para o 193. Se for somente para orientação, o telefone correto é o 199. Cabe informar ainda que os telefones fixos disponíveis no site funcionam em dias úteis e em horário comercial”, informou a pasta.

Isto é Brasília

Poste sua foto com a hashtag #istoebrasiliacb e ela pode ser publicada nesta coluna aos domingos

 (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press)
crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press

Belo de qualquer forma

Seja ensolarado, alaranjado ou cinzento, o céu de Brasília é bonito de qualquer forma. A beleza natural ganha ainda mais destaque com as formas da capital, como as curvas da Catedral Metropolitana e do Museu Nacional.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação