Crônica da Cidade

Severino Francisco
postado em 20/02/2021 23:06

Imunidade e Impunidade

A corrupção começa com a corrupção das palavras.O episódio da prisão do deputado Daniel Silveira (PSL-RJ) e da confirmação pela Câmara dos Deputados tem vários significados.Mas um dos mais importantes é o simbólico.

O ataque do deputado contra o STF e a democracia é revoltante em primeiro lugar do ponto de vista humano. É um ato de extrema covardia. Mesmo depois de preso, sua excelência ostentou em diversas ocasiões, a certeza da impunidade.E como se o fato de ser deputado federal lhe conferisse o direito de cometer qualquer crime.

No vídeo postado, o parlamentar atacou o STF, ameaçou os integrantes da corte, incitou a violência e fez apologia do golpe Militar.Tudo isso em nome da imunidade parlamentar e da liberdade de expressão. A imunidade parlamentar foi instituída pela Constituição Cidadã em 1988, depois do trauma de um longo período do regime de exceção, para proteger os deputados e senadores do arbítrio dos governantes de plantão.

Não é esse o caso do deputado Daniel Silveira nem de outros que praticam atos contra o Estado de Direito. Infelizmente a situação não configura um ponto fora da curva, como se diz. Em nome da imunidade parlamentar, várias excelências têm cometido delitos contra a democracia numa situação de crime sem castigo. A prisão do deputado Daniel Silveira restitui o nexo entre as palavras e os fatos. A punição implode com a farsa de usar a imunidade parlamentar e a liberdade de expressão para atacar a democracia e cometer crimes. Quem comete crimes precisa ser punido.E uma ironia trágica que o deputado tenha sido preso com base na Lei de Segurança Nacional, criada pela ditadura Militar, da qual ele faz apologia.

Depois da votação que confirmou a prisão de Daniel Silveira, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, afirmou que aquele tinha sido um dia muito triste para aquela Casa. Mas permitam-me discordar. Em meio a notícias tão desalentadoras, a sexta-feira passada foi um dia muito feliz para todos os brasileiros honrados. Foi um dia de defesa da democracia.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação