Eixo capital

Ana Maria Campos
postado em 20/02/2021 23:15

Bombardeio nas redes

As redes sociais já demonstraram que são capazes de formar boas imagens e derrubar biografias. Entre os que tiveram a vida pública atingida e a reeleição barrada pela repercussão de posts negativos estão Cristovam Buarque e Rodrigo Rollemberg. Não dá para desprezar o fenômeno. Esse vai ser o desafio da próxima campanha.

Puxadinhos em debate

O uso e ocupação do solo em área pública no Comércio Local Sul, os famosos puxadinhos, será tema de audiência pública da Câmara Legislativa amanhã às 10h. Segundo a autora da iniciativa, deputada Júlia Lucy (Novo), o debate sobre os “puxadinhos” da Asa Sul, como são conhecidas as áreas públicas nas quadras comerciais, representa uma oportunidade de melhorar o ambiente de negócios e fornecer segurança jurídica para os comerciante

Mandou bem

Liderada pelo procurador distrital dos Direitos do Cidadão, José Eduardo Sabo Paes, a força-tarefa do Ministério Público do DF e Territórios tem acompanhado as medidas contra a pandemia e feito um trabalho no interesse da população.

Mandou mal

O deputado Daniel Silveira (PSL-RJ) tentou usar a prerrogativa de parlamentar para insultar ministros do STF, defender o AI-5 e depois se defender com base na liberdade de expressão e do direito de se manifestar, previstos na Constituição.

Enquanto isso...
Na sala de Justiça

Agora é súmula do STJ e, portanto, jurisprudência que deve ser seguida em todos os tribunais e pela comunidade jurídica: “o crime de fraude à licitação é formal, e sua consumação prescinde da comprovação do prejuízo ou da obtenção de vantagem".

Siga o dinheiro

R$ 705.161.598,69

Foi o montante gasto pelo Iges-DF (Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF) em 2020. Valor corresponde a um acréscimo de 3,8% em relação ao ano anterior, segundo levantamento do gabinete do deputado Chico Vigilante (PT).

A pergunta que não quer calar….

Depois de pedir desculpas pelos excessos, o deputado Daniel Silveira (PSL-RJ) terá o mandato cassado pelos colegas na Câmara?

Resistência a Bia na CCJ

 (crédito: Ana Rayssa/CB/D.A.Press - 21/1/21)
crédito: Ana Rayssa/CB/D.A.Press - 21/1/21

A disputa na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados vai esquentar nesta semana. Indicada pelo partido para a presidência, a deputada Bia Kicis (PSL-DF) se desgastou na semana passada com o episódio da prisão do colega de partido, Daniel Silveira (PSL-RJ), pela defesa do AI-5 e ataques aos ministros do Supremo Tribunal Federal. A articulação do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), foi desviar de conflitos e manter a harmonia com o Judiciário, como ele mesmo declarou. Bia votou pela liberação de Silveira, contra uma decisão unânime no STF. O problema é que Bia deverá comandar a comissão que justamente analisa a constitucionalidade das matérias e, em alguns casos, em caráter terminativo.

Cenário eleitoral

 (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press - 10/2/21)
crédito: Ed Alves/CB/D.A Press - 10/2/21

Se a eleição ao Palácio do Buriti fosse hoje, diria que os candidatos seriam: Ibaneis Rocha (MDB), José Antônio Reguffe (Podemos-DF), Flávia Arruda (PL-DF), Izalci Lucas (PSDB-DF), Paulo Octávio (PSD), Paula Belmonte (Cidadania-DF) e Geraldo Magela (PT). Com a possibilidade de junção de candidaturas ainda no primeiro turno.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE