Tome Nota

Correio Braziliense
postado em 22/02/2021 19:44

Cursos

Oncologia
O webinar As Quatro Estratégias para Controle de Custos da Oncologia está com inscrições gratuitas pelo link: bit.ly/WebinarOHB. O evento ocorre em 24 fevereiro, a partir das 14h, e terá duração de 1h. É destinado, principalmente, a operadoras, planos de saúde, gerentes operacionais e diretores médicos de todo o país, interessados em melhorar a administração.

On-line
A Fundação Bradesco oferece diversos cursos gratuitos pela internet, com diferentes cargas horárias e em variadas áreas. Para se inscrever, basta acessar o site: www.ev.org.br.

Cursos superiores
A Universidade Corporativa da Associação Brasileira de Advogados (Uniaba) abriu inscrições para três cursos superiores: gestão pública; gestão de recursos humanos; e recuperação judicial. A instituição de ensino, em Águas Claras, também disponibiliza opções de extensão em diferentes áreas do direito. É possível se inscrever para o vestibular agendado pelo site www.fac-ed.com. Informações: 3328-2898, 9 9635-3595 ou pelo e-mail contato@aba.adv.br.

YouTube
A escola de tecnologia codeBuddy disponibiliza o curso rápido YouTube, Câmera e Ação, para ajudar crianças e jovens a conhecer melhor a plataforma, bem como os recursos que ela oferece. As aulas ensinam sobre captação de imagem e som, iluminação, truques de edição de vídeo, entre outras técnicas. Além da produção de conteúdo, os alunos aprendem sobre navegação virtual consciente e dicas de segurança na internet. Inscrições: codebuddy.com.br/cursos/cursos-rapidos.

Homeopatia
O Curso de Formação Terapeuta Homeopata segue com inscrições abertas. As aulas, que acontecem sempre no quarto sábado de cada mês, teve início em 23 de janeiro. Porém, como são gravadas, ainda há a possibilidade de os interessados ingressarem nos próximos encontros. Informações: 98502-2026 ou Caminhosalternativos.org.

Saúde e internet
O curso gratuito Saúde Física e Mental na Internet apresenta um panorama dos principais problemas causados pela rede a esses dois campos. As aulas apresentam estratégias para lidar com problemas na prática. Informações: bit.ly/3cE8UjJ.

Sommelier de vinhos
A profissão de sommelier de vinhos — responsável por executar serviços especializados de vinhos em empresas, eventos gastronômicos, no ramo da hotelaria, em restaurantes, supermercados e enotecas — tem ganhado espaço no Brasil. Com foco nisso, a Del Vino Wine Academy oferece curso intensivo para quem deseja se profissionalizar na área. As aulas ocorrem entre 5 e 7 de março, na Logo Aceleradora, no Núcleo Bandeirante (SIBS, Quadra 2). As atividades contarão com nove módulos diferentes para capacitar os alunos. Inscrições: tinyurl.com/3y5f3byv.

Técnicos
O Instituto Madre Teresa trabalha na capacitação de jovens e adultos que desejam construir uma carreira com cursos técnicos. As opções são nas áreas de enfermagem, radiologia, segurança do trabalho, informática e em serviços jurídicos. Inscrições pelo site madreteresa.net.br ou pelo WhatsApp 9 9993-8117.

Transações imobiliárias
O Centro de Ensino Tecnológico de Brasília (Ceteb) promove curso técnico em transações imobiliárias. O pagamento pode ocorrer por meio de boleto bancário, com entrada mais seis parcelas. Informações: 3352-6527, 3218-8330 ou pelo WhatsApp 9 8597-1252.

Outros

Audiovisual
A TV Cultura disponibiliza pelo YouTube uma série de palestras com grandes nomes do audiovisual. Especialistas em áreas relacionadas ao universo da comunicação, do jornalismo e da produção cinematográfica dividem com alunos e com o público em geral experiências profissionais e questões de interesse dos jovens. Todos os vídeos contam com tradução em Libras e uma versão com audiodescrição. Inscrições: bit.ly/36LtSIM.

Compreensão leitora
Visando acelerar a criatividade, compreensão e a criticidade dos leitores, a pedagoga e escritora Dinorá Couto Cançado promove oficinas personalizadas virtuais para crianças e adultos. A aprendizagem ocorre de forma individualizada, lúdica e, depois, compartilhada. O curso inclui certificado de 40 horas. Para se inscrever, é necessário comprar os seis livros do kit da autora. Informações: 9 9970-1366.

Escuta ativa
Todas as segundas-feiras, a partir das 20h, ocorre a Roda de Conversa Virtual, em grupo, para compartilhar vivências e melhorar sua escuta e diálogo nas relações. Informações: 9 99743647 (Patrícia Braga).

Exposição
A 1ª Mostra de Arte 2021, na galeria do Sesc do Setor Comercial Sul (Qd. 2, Ed. Presidente Dutra), vai até 28 de fevereiro. A exibição inclui 19 gravuras de autoria de um dos mais conhecidos artistas contemporâneos da capital federal, Ralfe Braga. As obras, produzidas em diversos tamanhos e formatos, compreendem um período bem recente e de muita produtividade na vida do autor. Com entrada gratuita, a exposição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Todas as obras estarão à venda, pelo link da loja on-line: bit.ly/2Lkqa2i. Informações: 61 9 8409-4642.

Graduação
O câmpus Brasília do Instituto Federal de Brasília (IFB) lançou processo seletivo para ingresso nos cursos superiores de tecnologia em gestão pública, tecnologia em sistemas para internet, licenciatura em dança e tecnologia em eventos, por meio da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019. As inscrições vão até 28 de fevereiro, por meio do Sistema de Processo Seletivo do IFB. O início das aulas está previsto para 1º de maio.

Prêmio TJDFT
O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) está com inscrições abertas para o 1º Prêmio Ministro Cernicchiaro Concurso de Monografias, promovido por meio da Escola de Formação Judiciária. Com o tema Seja Protagonista da Inovação no Judiciário, a premiação visa estimular a apresentação de ideias e contribuições de profissionais do sistema de Justiça ou estudantes sobre os temas propostos, visando o desenvolvimento de soluções e pesquisas que possam gerar resultados positivos na prestação jurisdicional. As inscrições vão até 12 de março, pelo link: tinyurl.com/premiotjdft.

Desligamentos programados de energia

PLANALTINA
SRN/A, Quadra 3: conjunto 3B, lotes pares 2 a 34; conjunto 3C, 3D, 3E, 4A,4B, 4C, 4E, 5A (lotes 1 a 24); conjunto 5, lotes ímpares 1 a 23, das 8h às 13h.

GAMA
Núcleo Rural Ponte Alta Norte: Gleba B, chácaras 5, 8, 9, 10, 11, 13, 13-B, 17, 40, 44, 45, 58, 62, 62-B, 63, 65; Núcleo Rural Ponte Alta de Cima: chácaras 4, 9, 11, 12, 56, 57, 58-B, 59, 60, 61, 64, 65, 66, 66-A, das8h às 13h.

SAMAMBAIA
QR 405, conjunto 1, lotes 9 a 20; conjunto 2, lotes 1, 5 a 14; conjuntos 3, 4 (total); conjunto 6, lotes 2 a 5; conjunto 10, lotes 1 a 25; conjunto 11, lotes 20 a 30; conjunto 14, lotes 2 a 8; conjunto 15, lotes 2, 3, 7, 8; conjunto 16, lotes 1 a 20, das 13h às 17h30.

Isto é Brasília

 (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press)
crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press

Pira do Panteão

Não, não é o Congresso Nacional (ao fundo) em chamas. Este é o fogo da Pira do Panteão da Pátria, localizado na Praça dos Três Poderes. Inaugurado em 1986, o monumento é patrimônio histórico e cultural de Brasília.

Destaques

Cultura

O projeto Quilombo da Liberdade Live promoverá 10 eventos artísticos on-line até 6 de abril. As apresentações terão o grupo de capoeira Grito de Liberdade como anfitrião, para estabelecer diálogos com coletivos tradicionais de cultura popular e urbana do Distrito Federal, incluindo circo, folclore, dança, rap, reggae, hip-hop e outros segmentos que fazem intercâmbio com a história da cultura negra e da capoeira. Acompanhe pelo link: tinyurl.com/MestreCobra1.


Curso on-line de inglês

A Casa Thomas Jefferson oferece aos estudantes uma nova opção de aprendizado. Por meio de aulas digitais, crianças e adolescentes de 3 a 14 anos podem ter contato com a língua inglesa no programa Bilingual Adventure. Crianças de 3 a 6 anos assistirão a aulas de 1h30, e alunos de 7 a 14 anos terão encontros de duas horas. Tutores e interessados podem participar das reuniões informativas do programa, sempre às 19h, por meio da plataforma Zoom, hoje eem 1º de março. Informações: thomas.org.br.

Grita geral

 (crédito: Pacífico)
crédito: Pacífico

GUARÁ 2
MELHORIAS NA REGIÃO

A servidora pública Simone Vieira, 50 anos, moradora da QE 15 do Guará 2, procurou a coluna Grita Geral para pedir melhorias à região. “A primeira coisa que precisa melhorar são as calçadas entre as quadras. Deve haver uma unificação nas calçadas e em seus acessos, tanto em frente às casas quanto nos comércios, para melhor acessibilidade de idosos e deficientes.” Além disso, Simone pede a ampliação do posto de saúde local, que, segundo ela, deveria ser transformado em clínica médica.

» Sobre as calçadas, a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) respondeu que atua conforme as demandas enviadas pelos órgãos, como administrações regionais, e pela população, por meio da ouvidoria.“Contudo, vamos registrar essa observação e encaminhar o registro”, disse. A Secretaria de Saúde informou que, na rede pública, as Unidades Básicas de Saúde são a porta de entrada para acesso aos serviços da área. “As UBSs contam com equipes de saúde da família compostas por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e agentes comunitários de saúde, além de equipes de saúde bucal. Cada equipe é responsável por determinado território. Quando necessário, após avaliação pelo médico da família, o paciente é encaminhado para tratamento com especialistas nos hospitais da rede pública”, informou o órgão.

 

ARNIQUEIRA
FECHAMENTO DE PISTA

O morador de Arniqueira Renato Magalhães, de 57 anos, entrou em contato com a coluna Grita Geral para reclamar da tentativa, pela Administração Regional do Park Way, de fechar a pista que dá acesso ao condomínio Manacá. “O local é uma área pública que tem mais de 50 anos de uso. Além disso, a pista é o único acesso para os moradores das chácaras 41 e 43. Fechá-la só por capricho de um morador do Park Way é feio e errado”, reclama.

» O Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF) informou que a Administração Regional do Park Way tem o poder de fechar a pista por estar localizada na área interna da cidade. “A DF-079 é a via que é de nossa responsabilidade. Caso haja algum assunto que a envolva, obrigatoriamente temos que ser consultados. Entretanto, até o momento, não há em nossa Gerência de Faixa de Domínio qualquer demanda sobre este assunto”, respondeu o órgão. A Administração do Park Way não respondeu até o fechamento desta edição.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE