Pandemia

Covid-19: aplicação da primeira dose começa a ser reduzida no DF

Com o atraso na chegada de novas doses, as Unidades Básicas de Saúde estão sendo orientadas a não realizar mais a aplicação da primeira dose

Samara Schwingel
postado em 23/02/2021 12:00 / atualizado em 23/02/2021 12:02
O DF pode receber mais doses até o início de março -  (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)
O DF pode receber mais doses até o início de março - (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)

Nesta terça-feira (23/2), devido ao atraso na chegada de mais doses de vacinas contra covid-19, o Distrito Federal começa a suspender a aplicação da primeira dose em alguns pontos de vacinação. O Correio apurou que a orientação é que, nesse locais, se aplique, apenas, a segunda dose em idosos e em profissionais de saúde. 

Nesta segunda-feira (22/2), o DF tinha, em estoque, cerca de 6 mil doses disponíveis para primeira aplicação. Para o reforço, ainda havia cerca de 17 mil unidades disponíveis. Apesar disso, em nota, a Secretaria de Saúde informou que a aplicação da primeira dose (D1) não será suspensa.

"Elas ( as vacinas) estão sendo aplicadas no público-alvo estabelecido, que está numericamente reduzido. Algumas faltas pontuais e localizadas são resolvidas com remanejamento de doses. A redução do quantitativo de vacinas da primeira dose é acompanhada pela redução também do público a ser vacinado", diz a nota. 

Ainda não se sabe quando a nova remessa de doses deve chegar ao DF. A promessa feita pelo Ministério da Saúde aos gestores da capital federal é que, até o início de março, mais vacinas sejam enviadas. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação