Lockdown

Toque de recolher vai alterar o transporte público no DF

Com o lockdown decretado na última quinta-feira (25/2), o funcionamento dos meios de transporte no DF deve ser alterado para cumprir a nova norma

Ana Maria da Silva
postado em 26/02/2021 11:49 / atualizado em 26/02/2021 14:11
O lockdown vai alterar a circulação do transporte público na cidade -  (crédito: Marcello Casal JrAgência Brasil)
O lockdown vai alterar a circulação do transporte público na cidade - (crédito: Marcello Casal JrAgência Brasil)

A partir da próxima segunda-feira (1º/3), todas as atividades econômicas ficarão suspensas das 20h às 5h, com exceção de serviços essenciais. O decreto foi assinado pelo governador do Distrito Federal Ibaneis Rocha (MDB) na noite da última quinta-feira (25/2). Com o lockdown, o funcionamento dos meios de transporte no DF deve ser alterado para cumprir a nova norma.

A Companhia do Metropolitano do DF (Metrô-DF) não sofrerá mudanças no funcionamento. De acordo com a secretaria de comunicação do órgão, o número de vagões continuará o mesmo, mas, para atender à população, poderá ampliar ou antecipar o horário de pico em que os 24 carros rodam.

De acordo com o órgão, as mudanças de horário ocorrerão caso o Centro de Controle Operacional do metrô-DF verifique que há grande demanda na estação. A companhia informa ainda que, caso o horário mude permanentemente durante o lockdown, voltará a divulgar informações.

Procurada pelo Correio, a Secretaria de Transporte e Mobilidade do DF (Semob-DF) informou, em nota, que as mudanças no sistema de transporte público coletivo da capital ainda estão sendo definidas.

Com o novo toque de recolher, a previsão é que a fiscalização de movimentações proibidas pelas ruas da capital fique mais endurecida. O Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF) ressaltou que, a princípio, não haverá qualquer alteração nas rodovias do DF. Já o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-DF) informou que seguirá o que for determinado em decreto para definir as normas quanto à circulação de veículos nas vias urbanas. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação