Provas do PAS serão adiadas

Universidade de Brasília vai suspender os testes da terceira etapa do Programa de Avaliação Seriada, marcados para o próximo domingo. A instituição ainda não divulgou as novas datas do exame

Ana Paula Lisboa
postado em 28/02/2021 22:43
 (crédito: Arquivo pessoal)
(crédito: Arquivo pessoal)

O lockdown imposto no Distrito Federal afetará a aplicação das provas da 3ª etapa do Programa de Avaliação Seriada da Universidade de Brasília (PAS/UnB), marcadas para o próximo domingo. A Reitoria informou que as provas serão adiadas.

Ainda não há informação, no entanto, sobre a nova data do certame. A universidade formalizará o adiamento por meio de novo edital. Os locais de prova foram divulgados na sexta-feira e estudantes como Mariana Abrantes, 18 anos, já estavam ansiosos. Ela se inscreveu no PAS para concorrer a uma vaga em enfermagem na UnB.

Mantendo uma rotina intensa de estudos e cursinho preparatório, a jovem ficou desanimada com a notícia. Ela entende a necessidade de suspensão por causa da pandemia, mas admite que a situação é frustrante.

“Eu estava me preparando para chegar ao dia da prova bem e, agora, estou sem chão, não sei o que fazer. Vou ter de esperar a UnB se pronunciar e remarcar”, diz. Mariana terminou o 3º ano em 2020 no SEB Dínatos, na 604 Sul. Para ela, já era a hora de fazer o teste. Até porque, como terminou o ensino médio, precisa se manter sempre revisando o conteúdo. “Essa notícia (da suspensão) não entra na minha cabeça e aumenta a minha ansiedade”, revela. “O meu plano é tentar continuar fazendo provas e aprender o que falta, me manter treinando.”

Mudanças na universidade

Com as mudanças ocasionadas pela publicação de novo decreto pelo GDF, que autoriza, por exemplo, atividades da construção civil e de escritório durante o lockdown, a UnB poderá manter as obras que estavam em andamento. Antes, a universidade tinha anunciado que paralisaria as reformas.

As aulas, que já estavam sendo a distância, continuarão sendo realizadas de maneira remota. Atividades em laboratórios serão suspensas. As exceções são as atividades desenvolvidas em laboratórios que atuam no combate à covid-19 e pesquisas na área de ciências da vida cuja interrupção pode trazer prejuízos irrecuperáveis aos experimentos.

Ficam autorizados os estágios presenciais realizados nas áreas e setores permitidos pelo novo decreto. As atividades administrativas seguem sendo realizadas de forma não presencial.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Drive-thru em escola é interrompido pela PM


A direção do colégio COC, no Lago Norte, foi surpreendida na manhã de ontem quando fazia a entrega do material escolar por sistema drive-thru aos pais. Uma viatura da Polícia Militar parou e encaminhou a equipe responsável pela instituição de ensino para a 6ª Delegacia de Polícia (Paranoá). De acordo com a coordenadora geral do colégio, Cintia Varella Negreiros, os policiais foram acionados por um vizinho que reclamou que a escola não estava cumprindo o lockdown. A instituição informou que havia no local apenas profissionais do administrativo, fazendo a entrega de kits para os alunos estudarem a distância. “O próprio delegado compreendeu que não houve crime”, ressalta a diretora, Kátia Catta.

 

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação