SAÚDE

Secretaria de Saúde espera receber hoje mais 50 mil doses da CoronaVac

A Secretaria de Saúde espera receber, hoje, reforço no estoque da CoronaVac. Especialistas recomendam que os idosos evitem se aglomerar em filas nos postos de atendimento e prefiram um dos 11 pontos de drive-thru

Após o início da vacinação contra covid-19 para idosos acima de 80 anos no Distrito Federal, a Secretaria de Saúde (SES) espera receber cerca de 50 mil doses da CoronaVac — imunizante produzido pelo Instituto Butantan (SP) em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac — hoje. Especialistas avaliam que o processo de vacinação no DF tem que melhorar, e o sistema de drive-thru, que começa hoje, às 8h — ao todo, serão 11 pontos da cidade —, pode ser uma boa solução. Órgãos de controle externo estão acompanhando todo o processo, a fim de garantir que ocorra de forma segura e sem irregularidades. A força-tarefa de combate à pandemia do Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT) vai fiscalizar presencialmente a vacinação.

Segundo a infectologista do Hospital de Águas Claras Ana Helena Germoglio, caso mais doses cheguem ao DF, o ideal é que se amplie a vacinação para mais pessoas. “Assim como os idosos com mais de 80 anos, exitem outros grupos que são mais vulneráveis à doença e tendem a evoluir quadros graves. Por isso, é importante que eles sejam prioridade na fila das vacinas”, frisa. A médica defende que, quanto mais doses chegarem, mais pessoas precisam ser vacinadas. “Aqueles que forem imunizados protegem a si mesmos e aos outros, pois, diminuem a circulação do vírus e a gravidade da doença. Além disso, ajudam a desafogar o sistema de saúde e evitam um colapso”, explica.

Ana Helena avalia que, no primeiro dia de vacinação de pessoas com mais 80 anos, o público estava muito ansioso. “Com certeza, todos serão vacinados. Ficar em filas, aglomerado, em pé e sob o Sol é, totalmente, contraindicado, principalmente para a faixa etária que está sendo vacinada agora”, alerta. Ana afirma que é necessário evitar situações de exposição ao vírus. “Caso o posto esteja com muita gente, vá embora. Volte outro dia. Não adianta nada ficar mais 10 meses em casa, se cuidando e sem sair para, no dia da vacinação, ser contaminado”, ressalta.

Dificuldades

Para o professor de epidemiologia da Universidade de Brasília (UnB) Walter Ramalho, a principal dificuldade do primeiro dia de vacinação foi a organização. Para ele, durante as próximas fases, será necessário focar e resolver este aspecto. “Cada unidade de saúde ficou livre para definir como atenderia ao público. Isso confunde a população e atrasa o processo. Uma unificação do atendimento poderia resolver este problema”, declara.

Hoje, a partir das 8h, terá início a vacinação por drive thru em 10 pontos da capital. Ontem, o modelo foi antecipado no Lago Sul. A medida foi adotada pela Secretaria de Saúde para facilitar a vacinação de idosos com dificuldade de locomoção e evitar aglomerações. Segundo Walter, o modelo é uma alternativa, mas não é uma solução. “Com certeza, ajuda a desafogar os postos de saúde, mas não funciona para toda a população. Apenas para aqueles que têm carro. Ou seja, é preciso pensar em todos e em como atendê-los da melhor forma”, completa.

Fiscalização

Desde a primeira fase da vacinação contra covid-19 no DF, a força-tarefa de combate à pandemia do MPDFT fiscaliza o cumprimento das regras estabelecidas no Plano Distrital de Vacinação. Durante o primeiro dia da imunização dos idosos com 80 anos ou mais, o órgão não recebeu denúncias sobre irregularidades. O acompanhamento presencial do processo será realizado hoje e amanhã. Por questão de logística, o Ministério Público não divulga quais unidades de saúde ou pontos de vacinação serão visitados.

“Esperamos que esta fase ocorra com mais tranquilidade. De qualquer forma, vamos acompanhar e requisitamos que a própria Secretaria de Saúde acompanhe também”, disse o procurador da força-tarefa José Eduardo Sabo Paes. Ontem, o secretário de Saúde, Osnei Okumoto, acompanhou a vacinação em alguns pontos e deve continuar o acompanhamento de acordo com a disponibilidade de agenda do chefe da pasta.

Pontos de vacinação

Todos os locais de aplicação dos imunizantes das 8h às 17h. Para serem vacinados, os idosos precisam portar documento de identificação e CPF. Não é preciso fazer cadastro prévio.

Asa Norte
UBS nº 2 Asa Norte, EQN 114/115, Área Especial

Asa Sul
UBS nº 1 Asa Sul, SGAS 612, Lotes 38/39, L2 Sul

Brazlândia
UBS nº 1 Brazlândia, EQ 6/8, Lote 3, Setor Norte

Candangolândia
UBS nº 1 Candangolândia, EQR 5/7, Área Especial 1

Ceilândia
UBS nº 7 Ceilândia, EQNO 10, AE D/E, Setor O
UBS nº 16 Ceilândia, SHSN, Trecho 1, Etapa 1, Qd. 500, AE 2
UBS nº 17 Ceilândia, QNP 16/20, Setor P Sul

Cruzeiro
UBS nº 2, Setor Escolar, Lote 4, Cruzeiro Velho

Gama
UBS nº 1 Gama, Entrequadra 6/12, Área Especial, Setor Sul
UBS nº 3 Gama, E/Q 3/5, Área Especial, Setor Leste
UBS nº 5 Gama, Área Especial, Lote 38, Setor Central, Lado Leste

Guará
UBS nº 1 Guará, QE 6, Lote C, Área especial S/N, Guará 1
UBS nº 3 Guará, QE 38, Área Especial S/N, Guará 2
UBS nº 4 Guará, QELC, EQ 2/3, Conjunto Lucio Costa

Itapoã
Quadra Poliesportiva do Itapoã (ao lado da UBS 2 Itapoã), Quadra 61, Área Especial Del Lago

Núcleo Bandeirante
UBS nº 1 Núcleo Bandeirante,
3ª Avenida, Área Especial nº 3

Lago Norte
UBS nº 1 Lago Norte, SHIN, QI 3, Área Especial

Paranoá
Quadra coberta ao lado da Administração Regional do Paranoá, Praça Central S/N, Lt. 1

Planaltina
Jardim de Infância Casa da Vivência Avenida, NS01, Área Especial 9, SRL

Riacho Fundo 2
QC 1, Conjunto 10, Lote 1, Riacho Fundo 2
UBS nº 1 Riacho Fundo 2, QC 6, Conjunto 16, Área Especial, Lote 1
UBS nº 2 Riacho Fundo 2

Samambaia
UBS nº 2 Samambaia, QS 611, AE 2

Santa Maria
Colégio Paloma, QR 207/307, Conjunto T, Área Especial
UBS nº 2, Santa Maria, EQ 217/317, Área Especial, Lote E

São Sebastião
Caic Unesco, Quadra 5, Conjunto A, Área Especial, Centro

SCIA/Estrutural
UBS nº 1 Estrutural, AE 1,
Setor Central

Sobradinho
UBS nº 2 Sobradinho

Taguatinga
UBS nº 1 Taguatinga, QNG, AE 18/19
UBS nº 5 Taguatinga, Setor D Sul, AE 23

Drive-thru

Plano Piloto
Parque da Cidade — Estacionamento 13*

Lago Sul
Pontão do Lago Sul*
Policlínica Lago Sul, Setor de Habitações Individuais Sul, QI 21

Águas Claras
Faculdade Unieuro*

Jardim Botânico
Centro de Práticas Sustentáveis, DF-463, Avenida do Cerrado, Jardins Mangueiral*

Planaltina
UBS n° 20 — Quadra 12 D, Conjunto A, Área Especial

Sobradinho
UBS 1, Quadra 14, Área Especial 22/23

Sobradinho 2
UBS n° 2, Rodovia DF-420, Complexo de Saúde, Setor de Mansões ao lado da UPA de Sobradinho

Guará
UBS n° 2, QE 23, Lote C, Área Especial, s/n

Riacho Fundo 1
UBS 1, QN 9, Área Especial II

Ceilândia
UBS n° 5, QNM 16, Módulo F

* Ponto exclusivo de vacinação por drive-thru