Pandemia

Ministério Público pede à Secretaria de Saúde plano de remobilização de leitos

Com quase 90% de índice de ocupação de leitos na rede privada, e mais de 80% na rede pública, o MPDFT solicita à pasta plano de remobilização no prazo de 10 dias

A taxa de ocupação de leitos de covid nas unidades de terapia intensiva (UTIs) de rede pública de saúde do Distrito Federal atingiu, nesta sexta-feira (26/2), 88,61%. Na rede privada, o índice é de 86,19%. Os dados são do último boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde do DF.

Em decorrência da ocupação dos leitos, o Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT) solicitou à pasta de Saúde do DF um plano de remobilização de leitos de covid-19, com o respectivo cronograma de ativação, além de informar quantos terão suporte de diálise.

A SES deverá, ainda, prestar informações sobre os leitos de covid geridos pela pasta para esclarer ao MP que todos possuem recursos humanos e equipamentos para ativação, bem como a situação do estoque e previsão de duração de insumos e medicamentos destinados a UTIs.

“O fato de haver um crescimento nas internações nos obrigada a acelerar o processo de remobilização de leitos, inclusive recrudescer as medidas de enfrentamento para evitar os contágios”, explica José Eduardo Sabo Paes, procurador do MPDFT à frente da força-tarefa de combate à covid-19. “Nós precisamos de uma atuação de todas as cidades do Entorno do DF. É questão de responsabilidade, para evitar a proliferação da doença” avalia.